Novo grupo da JM em Portalegre

No fim de semana dos dias 20 e 21 de setembro, aconteceu o encontro de formação de mais um grupo da Juventude Missionaria. Desta vez os jovens de Portalegre/RN foram chamados a servir a Jesus através do mandato missionário que Ele nos deixou: “Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo.” (Mt 28, 19-20).
Durante o encontro o grupo da JM-Imaculada além de receber a formação bíblica, orou na Bíblia, foi a missão no centro da cidade, e louvou ao Senhor.


“É com muito orgulho que vejo um grupo lindo como esse se formando. Foi como partilhei lá com os novos coordenadores do grupo: ‘Os melhores grupos de JM são aqueles que surgem da necessidade de ter jovens engajados na missão!’. Tendo como fruto da IAM, como foi no início, a JM de Portalegre inicia sua preparação para assumir os desafios propostos a cada Jovem Missionário e pela Palavra de Deus.” Afirma Gésio de Moura, um dos formadores dos novos jovens missionários.
Nathalya Rego diz que nós fomos enviados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo para continuar a missão de evangelizar. Assim continuaremos a missão de ir ao mundo e proclamar a Boa Nova a toda Criatura. A juventude deve continuar a fazer o bem, sem olhar a quem. “Eu estou renovada. Minha fé se fortaleceu ainda mais no amor de Jesus e Maria e agora mais do que nunca eu tenho a certeza de que sou muito abençoada! Foi Deus que me chamou, me escolheu, me quis, me consagrou."
Sejam bem vindos jovens missionários!
Orai e vigiai! Estejam preparados para os desafios de Evangelizar num mundo que clama pelo Amor de Deus.
Jovens missionários! Sempre solidários!




Juventude Missionária do Rio Grande do Norte realiza 1ª Assembleia Estadual dos coordenadores e assessores - Por uma Igreja toda missionária


No dia 16 de fevereiro, a JM do RN reuniu 34 jovens coordenadores e assessores, representantes de 12 grupos de JM, estiveram presentes além de Natal, jovens dos municípios de Extremoz, Pureza, Touros, Angicos, Passe e Fica e Serrinha, onde as experiências missionárias estão sendo cada vez mais exitosas.


A assembleia teve como objetivo a partilha de experiências de como cada grupo vive a identidade, o carisma e espiritualidade da JM, e a construção do planejamento 2014 com enfoque nas áreas de Articulação, Formação e Missão.



Esse ano a Coordenação Estadual dará prioridade as visitas a cada grupo, no intuito de acompanhar o trabalho dos jovens, fortalecendo o carisma e a identidade missionária.

Houve também o repasse da Assembleia Nacional realizada em dezembro de 2013, a partilha da experiência de missão além- fronteiras pelo representante das Famílias Missionárias, Randenclecio Xavier, bem como a participação do Coordenador Estadual da IAM Gerdson Nascimento que reforça o que nos pede as POM: desenvolver ações de integração entre as forças missionárias – IAM, JM e FM, bem como junto aos COMIDIs e COMIREs. A JM deve acompanhar e participar do momento da IAM em sua comemoração dos 170 anos e a preparação para o I Congresso Americano.


A assembleia apontou três prioridades para o ano de 2014:
1 - Na área de formação: Que todos os grupos de JM estudem as Diretrizes da JM, construída na Assembleia Nacional;
2 - Na área de Articulação: Que todos os grupos realizem atividades integradas entre a JM, IAM e FM, pois junto as POM somos uma só família em missão;
3 - Na área de Missão: Que cada grupo promova uma ação missionária de acordo com a sua realidade, bem como participe das missões planejadas pela Família Missionária e da Missão Paroquial em Touros-RN.

Tivemos ainda o repasse das orientações quanto ao preenchimento do Cadastro Nacional de Grupos de Jovens promovido pela CNBB, uma vez que a JM não é movimento, nem pastoral, o tipo de grupo deverá ser esclarecido no campo descrição.
A JM deve desenvolver suas atividades missionárias em comunhão com a nossa Igreja de Natal, Mossoró e Caicó, e a Igreja do Brasil. Estando atentos aos apelos, onde na Igreja particular de Natal, o bispo convida a todos ao estudo do Catecismo da Igreja Católica, e a Igreja do Brasil nos coloca o desafio de vivenciar a CF 2014, que traz a tona uma realidade muito próxima de nossos grupos. Na certeza de um ano desafiador, mas com muito entusiasmo e amor pela missão, finalizamos a assembleia, prontos para seguir de mãos dadas por uma Igreja toda missionária.

Maria Josiane da Costa – Coordenadora Estadual da JM/RN
Jovens missionários, sempre solidários!

O JM-JUPI em sua primeira ação evangelizadora em 2014

                O JM-JUPI realizou a primeira missão no ano de 2014. Dando continuidade ao tema “O Chamado de Deus (Jr 1,4-19) e (Mt 25, 31-46)” o grupo foi visitar o Lar da Vovózinha, que conta atualmente com 40 senhoras em suas dependências. Conhecendo a realidade e a necessidade o grupo fez arrecadação de materiais que higiene pessoal que a instituição precisava. É importante ressaltar que além da ajuda material o grupo foi preparado para conversar, brincar e orar mostrando o Amor de Deus a aquelas senhoras que tanto carecem de afeto.

          Segundo Marcely: “A missão foi maravilhosa e muito gratificante pra mim. Eu cheguei lá com a intenção de levar a alegria, mas terminei voltando da missão com o coração mais alegre e estou muito feliz por esse dia.”
          Erica: “Qualquer adjetivo que eu diga - excelente, perfeito, mágico - pra mim ainda é pouco para descrever aquele momento em totalidade. Ouvir aquela risada contagiante de Dona Maria Luiza foi muito especial, e ainda vê-la fazer tanto esforço pra falar e dizer várias vezes: ‘eu sou feliz, o mundo é feliz’. Isso me fará lembrar-me dela em vários momentos da minha vida, ela se tornou um exemplo pra mim. Marcou-me muito também a outra senhora que não falava, mas confiou em mim para segurar em minha mão, pediu para passear e acariciar. Não tenho como saber o que se passava na cabeça dela, mas aqueles olhos brilhando e olhando para mim foi um momento mágico, foi a prova de que um gesto, por mais simples que seja, tem um valor imensurável!”

 
          
          Nós da Juventude Missionária estamos para servir, para ajudar, para pregar o Evangelho a todas as pessoas, afinal somos jovens missionários, sempre solidários. Devemos amar como Jesus amou, vivendo como Jesus viveu.

 
Dona Maria Luiza cativou os jovens do JM-JUPI.