Um ano da JMJ de Madrid


 

No dia 16 de agosto de 2011 milhares de jovens participaram da missa de abertura da Jornada Mundial da Juventude em Madri. Ao celebrar um ano do grande encontro com o Papa Bento XVI e peregrinos de mais de 190 países, “a juventude do Papa”, como entoavam pelas ruas da cidade espanhola, está confiante e animada para a JMJ Rio2013. Em meio à contagem regressiva para o encontro na cidade do Rio de Janeiro, os jovens relembram sua participação na edição da capital espanhola.


“A JMJ em Madri foi uma experiência inexplicável. Ver todas as nações professando a mesma fé foi incrível. Voltei para minha rotina com mais entusiasmo a levar a todos essa alegria e o amor que a JMJ transmite. Espero que a JMJ que será aqui no Brasil dê às pessoas o mesmo que senti ou até mais”, disse Juliana Campista, da paróquia São Judas Tadeu em Niterói.

Junto com ela em Madri estava Janie Medici, da paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. “A JMJ trouxe uma vivência que eu vou sempre lembrar. O espírito de partilha e comunidade, de acolhimento e encontro com Cristo. Um momento único e que só nos trouxe coisas boas. De lá para cá, o comprometimento com a vida jovem na igreja aumentou e a cada dia procuramos convidar mais jovens a viver essa experiência e partilhá-la com o mundo inteiro. E é isso o que eu espero da JMJ Rio2013, que traga mais jovens para a Igreja, que una os povos e que todos tenham a mesma alegria de trazer coisas maravilhosas da viagem assim como eu: amigos para a vida toda, além de uma experiência de vida e com Deus”, afirmou.
A JMJ foi a segunda a ser realizada na Espanha; em 1989, Santiago de Compostela sediou o encontro dos jovens com o beato João Paulo II. Ao longo da semana Madri foi palco de diversos eventos culturais entre shows, exposições, feiras vocacional e de confissões. O momento principal da Jornada foi a Vigília realizada no aeródromo de Cuatro Vientos, em um espaço com tamanho equivalente a 48 campos de futebol. Aproximadamente 2 milhões de peregrinos se reuniram para orar durante toda a noite e esperar pelo anúncio da cidade do Rio de Janeiro como sede da JMJ em julho de 2013.

Para Lisandra Santos, da paróquia Nossa Senhora da Penha, em Santa Catarina, falar da participação na Jornada de Madri é difícil. “Hoje me lembro dos momentos com muita saudade e alegria. Além de toda a emoção de estar na presença do Papa, houve a emoção de partilhar este Cristo que vive em nós com pessoas de todo o mundo.

>>>veja o vídeo da grande vigília da JMJ-Madrid2011 em Cuatro Vientos  http://www.youtube.com/watch?v=RUquUZFpWyU&feature=youtu.be

"Cada um dando seu jeito para tentar conversar uns com os outros e trocar experiências maravilhosas, pra falar de um único Deus, de um único amor. Posso dizer que eu me sinto mais forte e determinada a servir a Deus. Espero que a JMJ Rio2013 traga mais fogo para o nosso país, para que possamos fazer dele um país melhor. Que seja plantado em nossos corações o desejo de fazer a diferença”, declarou Lisandra.
A comemoração de um ano da Jornada em Madri traz também a contagem regressiva para a edição a ser realizada em julho de 2013 no Rio de Janeiro. “Eu já estou me preparando para ir ao Rio”, afirmou Andres Cambray, de Morelos, no México. “Vendo as fotos dos brasileiros que conheci em Madri, não vejo a hora de visitar o país e poder participar de mais uma Jornada. Eu quero, inclusive, ser voluntário. Foi uma aventura e uma oportunidade única ir para Madrid e estar lá com jovens do mundo inteiro, todos com o mesmo objetivo de partilhar a fé e a palavra de Deus. E poder contar a todos os meus amigos e familiares como foi a experiência foi incrível”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário