Nordestão da Infância, Adolescência e Juventude Missionária



O Encontro de Coordenadores Estaduais e Diocesanos da Infância e Adolescência Missionária (IAM) e Juventude Missionária (JM) do Nordeste, mais conhecido como Nordestão da IAM e JM, reuniu 38 pessoas de todos os estados da região no fim de semana, dias 22 a 24. O evento teve por objetivo partilhar experiências das bases dos grupos em cada estado, aprofundar temáticas de estudo, testemunhar experiências missionárias, além de outros pontos importantes.

O secretário nacional da IAM, padre André Luiz de Negreiros, destacou alguns trechos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), entre eles, a situação de consumismo, direitos e consumo das crianças e adolescentes, mercantilismo. Sua palestra foi voltada para a conscientização de crianças, adolescentes e jovens quanto ao consumo.

Ainda no sábado, houve espaço para a elaboração de roteiros de encontros da IAM e JM, como “crianças sendo alfabetizadas (conhecendo a IAM), crianças ‘cruas’, adolescentes vítimas de bullying e jovens nas redes sociais”.

Testemunho Missionário
O diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), padre Camilo Pauletti, falou sobre sua experiência missionária por seis anos em Moçambique (1999 a 2004 e depois por mais três meses em 2006). Destacou os desafios, o significado de ser missionário ad gentes (para os povos), e a importância da experiência na vida cristã. “Ao falar aos participantes senti entusiasmo neles. Era para eu ter falado meia hora e acabei me estendendo por mais de uma hora e meia porque eles se interessaram pelo assunto”, disse padre Camilo. Segundo ele, alguns participantes o chamaram para conversar em particular. Queriam conhecer mais sobre ser missionário além-fronteiras.

O diretor avaliou o encontro como um “sinal de esperança no Nordeste”. “É um sinal de esperança missionária no Nordeste. São muito empenhados e demostram bastante esforço para levar os projetos missionários adiante”, completou. O próximo Nordestão da IAM e JM ficou marcado para julho de 2012, em São Luís (MA). 









Representantes do RN: Giovani Diocese de Caicó e Diego Arquidiocese de Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário