As Pontifícias Obras Missionárias !



As Pontifícias Obras Missionárias (POM) têm o objetivo geral de:
- despertar e aprofundar a consciência missionária do Povo de Deus;
- conscientizar os cristãos sobre a vida e necessidades da Missão universal;
- estimular as Igrejas a rezarem umas pelas outras e serem solidárias na evangelização do mundo.
O Concílio Vaticano II deu a elas um lugar central na cooperação missionária, "uma vez que são meios quer para dar aos católicos um sentido verdadeiramente universal e missionário logo desde a infância, quer para promover coletas eficazes de subsídios para o bem de todas Missões segundo as necessidades de cada uma" (AG 38).
 
As POM constituem, em cada país, a instituição principal e específica para a educação a um espírito universal e missionário, e para a comunhão e colaboração entre as Igrejas, a serviço do anúncio do Evangelho, em quatro ramos específicos: Pontifícia Obra da Propagação da Fé; Pontifícia Obra da Infância Missionária;Pontifícia Obra de São Pedro Apóstolo e Pontifícia União Missionária.
As três primeiras obras nasceram na França e, para se tornarem universais, foram declaradas Pontifícias (isto é, do Papa e, por isso mesmo, de toda a Igreja), em 3 de maio de 1922, pelo Papa Pio XI. Elas convidam o Povo de Deus a expressar seu testemunho missionário por meio de cooperação espiritual, engajamento pessoal e ofertas materiais para a evangelização, criando fundos de solidariedade para sustentar programas de evangelização em todo o mundo.
A quarta obra nasceu na Itália, e foi declarada Pontifícia em 1956, pelo Papa Pio XII. Ela tem a finalidade de animação e formação missionárias dos sacerdotes, religiosos e religiosas, seminaristas e agentes de pastoral, que, por sua vez, animarão e formarão os outros cristãos para a vivência da sua vocação missionária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário