Encontro para novos Assessores na Diocese de Mossoró!

No domingo dia 26 de junho realizamos um encontro para novos assessores na paróquia N. Sra. das Dores que incluem os municípios de Patú e Messias Targino. No fim de semana anterior ao encontro, houve a convocação em cada comunidade. Avaliamos como muito positivo o encontro, pois participaram representantes de todas as comunidades da área urbana. Estes ao conhecerem a IAM se entusiasmaram em trabalhar nesta obra missionária e tentarão criar grupos em suas comunidades. Agradecemos a particpação de todos, o apoio e incentivo do Pe. Domingos, como também aos religiosos da sagrada família quanto à acolhida, ainda somos gratos à secretária paroquial Aldenízia, por sua eficiência e cordialidade.

Coordenação Diocesana da IAM - Diocese de Mossoró




IAM da Paroquia de São Pedro Apóstolo realizou Encontrão!

Foram cinco comunidades reunidas com seus grupos de IM e AM no último dia 26. O tema trabalhado com os missionários foi "Pedro o Missionário" trabalhado com o Assessor Arquidiocesano Diego. Esteve presente também no encontro o Diácono Haroldo, Coordenador Arquidiocesano da IAM e Vice-Coordenador Estadual. A Assessora Coordenadora Paroquial Edvânia, afirmou que o encontro foi "rechado de bençãos!"
O encontro fez parte das festividades de São Pedro Apóstolo, e da Comemoração dos 100 anos da Presença dos Missionários da Sagrada Família, congregação religiosa responsável pela paróquia cituada no Alecrim.











Cofrinhos da IAM de 2010

Amiguinhos (as) da IAM,

É com muito prazer e gratidão que publicamos a relação dos cofrinhos, fruto do sacrifício, das dioceses, paróquias, comunidades, escolas e grupinhos da IAM referente ao ano de 2010 (janeiro a dezembro).

Aproveito a oportunidade para lembrar que dos mesmos já foram enviados uma parte da quantia para trabalhos desenvolvidos com crianças e adolescentes na Bolívia e Paraguai e o restante será enviado para outros países pobres. Vamos continuar com este mesmo compromisso e no final de julho deste ano iremos publicar aqui em nosso blog a relação dos cofrinhos do primeiro semestre de 2011.

Deus seja louvado hoje e sempre!

"De todas as crianças e adolescentes do mundo, sempre amigos"!

Pe. André Luiz de Negreiros
Secretário Nacional da Pontifícia Obra da IAM

Clique aqui para fazer o download da
Relação dos Cofrinhos da IAM - 2010.

Jovens Missionários devem ser santos em “grau superlativo”.


 
 
No mês de maio vivemos o grande ecoar da alegria ressuscitadora de Cristo, o dia das mães, que é todo dia, mas com um carinho especial neste mês mariano colocamos cada uma sob o olhar da virgem de Fátima, queremos lembrar também a beatificação do saudoso papa João Paulo II, vigoroso missionário e amante da juventude, hoje padroeiro das Jornadas Mundiais da Juventude.

Recordamos aqui suas palavras: “Os jovens estão chamados a serem os protagonistas dos novos tempos. Tenho plena confiança neles e estou certo de que têm a vontade de não defraudar nem a Deus, nem à Igreja, nem à sociedade da que provêm”.

A Igreja sempre apostou na juventude como esse rosto que dá a jovialidade dos novos tempos.

Dizia ainda: “Queridos jovens: ide com confiança ao encontro com Jesus! E, como os novos santos, não tenhais medo de falar d`Ele, pois Cristo é a resposta verdadeira a todas as perguntas sobre o homem e o seu destino. É preciso que vocês, jovens, se convertam em apóstolos dos seus coetâneos”.

O chamado a santidade vem com o batismo, assim como a nossa missionariedade o jovem é chamado a ser este que testemunha o encontro pessoal com Jesus Cristo no meio do povo, a juventude missionária vem ser esta oportunidade de no meio e como outros jovens serem testemunha do que vimos e ouvimos.

O Bv. José Allamano afirma: “tendes obrigação de caminhar decidida e constantemente para a santidade. Como sacerdotes ou aspirantes ao sacerdócio sois chamados a ser ainda mais santos. Como missionários e missionárias vos é proposto o ideal não só de sedes santos, mas santos em grau superlativo”. Para ele, o missionário não teria nenhuma desculpa para não ser santo. Todos são convidados a ser santos. Mas o missionário, a missionária deve ser de grau superlativo, especial.

Portanto, ser Santo continua sendo hoje um chamado aos jovens, assim como o Beato João Paulo II convidou há tempos atrás, que os jovens missionários possam fazer a santidade o seu ideal para testemunhar aos outros jovens o amor vivenciado e traduzido na vida.

Precisamos de Santos sem véu ou batina.
Precisamos de Santos de calças jeans e tênis.
Precisamos de Santos que vão ao cinema, ouvem música e passeiam com os amigos.
Precisamos de Santos que coloquem Deus em primeiro lugar, mas que se "lascam" na faculdade.
Precisamos de Santos que tenham tempo todo dia para rezar e que saibam namorar na pureza e castidade, ou que consagrem sua castidade. 
Precisamos de Santos modernos, Santos do século XXI com uma espiritualidade inserida em nosso tempo.
Precisamos de Santos comprometidos com os pobres e as necessárias mudanças socias.
Precisamos de Santos que vivam no mundo se santifiquem no mundo, que não tenham medo de viver no mundo.
Precisamos de Santos que bebam Coca-Cola e comam hot dog, que usem jeans, que sejam internautas, que escutem discman.
Precisamos de Santos que amem a Eucaristia e que não tenham vergonha de tomar um refri ou comer pizza no fim-de-semana com os amigos.
Precisamos de Santos que gostem de cinema, de teatro, de música, de dança, de esporte.
Precisamos de Santos sociáveis, abertos, normais, amigos, alegres, companheiros.
Precisamos de Santos que estejam no mundo; e saibam saborear as coisas puras e boas do mundo mas que não sejam mundanos".

Para refletir:
- O que é santidade para você? É só rezar e ter boa intenção?
- O seu testemunho de cristão, de jovem missionário tem feito outros jovens a querer encontrar com Cristo ressuscitado?
- Quais as maiores dificuldades que você vê para ser um jovem missionário em busca da santidade?

Pe. Marcelo Gualberto
Secretário Nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé

As Pontifícias Obras Missionárias !



As Pontifícias Obras Missionárias (POM) têm o objetivo geral de:
- despertar e aprofundar a consciência missionária do Povo de Deus;
- conscientizar os cristãos sobre a vida e necessidades da Missão universal;
- estimular as Igrejas a rezarem umas pelas outras e serem solidárias na evangelização do mundo.
O Concílio Vaticano II deu a elas um lugar central na cooperação missionária, "uma vez que são meios quer para dar aos católicos um sentido verdadeiramente universal e missionário logo desde a infância, quer para promover coletas eficazes de subsídios para o bem de todas Missões segundo as necessidades de cada uma" (AG 38).
 
As POM constituem, em cada país, a instituição principal e específica para a educação a um espírito universal e missionário, e para a comunhão e colaboração entre as Igrejas, a serviço do anúncio do Evangelho, em quatro ramos específicos: Pontifícia Obra da Propagação da Fé; Pontifícia Obra da Infância Missionária;Pontifícia Obra de São Pedro Apóstolo e Pontifícia União Missionária.
As três primeiras obras nasceram na França e, para se tornarem universais, foram declaradas Pontifícias (isto é, do Papa e, por isso mesmo, de toda a Igreja), em 3 de maio de 1922, pelo Papa Pio XI. Elas convidam o Povo de Deus a expressar seu testemunho missionário por meio de cooperação espiritual, engajamento pessoal e ofertas materiais para a evangelização, criando fundos de solidariedade para sustentar programas de evangelização em todo o mundo.
A quarta obra nasceu na Itália, e foi declarada Pontifícia em 1956, pelo Papa Pio XII. Ela tem a finalidade de animação e formação missionárias dos sacerdotes, religiosos e religiosas, seminaristas e agentes de pastoral, que, por sua vez, animarão e formarão os outros cristãos para a vivência da sua vocação missionária.

Principais Formas de Cooperação Missionária

A. Espiritual
1. Oração diária pelos missionários espalhados pelo mundo inteiro.

2. Leitura Orante, pessoal ou comunitária, da Bíblia, para reconhecer, admirar e promover o plano misericordioso de Deus em vista da salvação da humanidade (cf. Jo 3,16).

3. Adoração Eucarística com freqüência, para reviver com Jesus Cristo seu anseio apostólico, seus esforços pela evangelização e seus momentos de sofrimentos (cf. Mt 16,24).

4. Oração do Rosário Missionário que, com a mãe de Jesus e da Igreja, lembra, nas cores de suas dezenas, os cinco continentes e as necessidades espirituais e materiais de seus respectivos povos.


B. Material
1. Contribuição em favor do Fundo Universal de Solidariedade para a evangelização do mundo, com oferta mensal e, de maneira especial, por ocasião do Dia Mundial das Missões (penúltimo domingo de outubro).

2. Solidariedade com os mais pobres e abandonados de todas as raças e nações, para combater com eles a fome, os flagelos das doenças, da violência, das migrações forçadas, etc., ajudando-os em suas dolorosas condições de vida (cf. Mt 25,40).

3. Promover a fraternidade universal, indo ao encontro dos oprimidos, dos refugiados e dos migrantes, participando nas atividades eclesiais e civis que promovem a justiça e a paz no mundo em geral, num desenvolvimento justo e solidário.


C. Pessoal
Realiza-se na entrega de si mesmo para o trabalho missionário "ad gentes" e além-fronteiras, por um período ou por toda a vida.

Missão da IAM em Pau dos Ferros !



Crianças da IAM visitaram idosos e doentes de Pau dos Ferros na Diocese de Mossoró conduzindo orações e leituras bíblicas.
Fonte: http://iammossoro.blogspot.com/

Arraiá da Cumade Paulina !


Este arraiá esta sendo promovido pela Juventude Missionária afim de fazer dele um momento de Vida de Grupo, e de Cooperação missionária, arrecadando fundos para as atividades missionárias do segundo semestre. Todos os participantes devem ir caracterizados e preparados para as várias atividades que acontecerão. Lembramos também que os Assessores da IAM são muito bem vindos!

Local: Escola Dom José (Na rua por trás da Igreja Católica do bairro Santarém)
Data: 11 de Junho de 2011
Horário: 18:00h

Comemoração dos 168 anos da IAM!

No dia 28/05/2011 nossos missionários celebraram e agradeceram à Deus pelos 168 anos da IAM no Mundo e 3 anos de IAM-Imaculada! Nós assessores, ficamos muito gratos por contribuir com essa obra perfeita criada pelo Espirito Santo. Vejam algumas fotos do encontro!

Dinâmica da Farinha! eles adoraram! Todos se empolgaram muito!


Dinâmica da Gelatina! Apesar de toda a sujeira deixada por conseqüência da brincadeira... Foi Ótimo!

No final, eles fizeram um lanche coletivo e comeram um bolo feito pelos assessores!
E Ainda, se reuniram e disseram:



DE TODAS AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO MUNDO...
SEMPRE AMIGOS!!!
 
fonte: http://iam-imaculada.blogspot.com/