1º Mês de JM no Bairro de Nova Cidade, Natal!

A Juventude Missionária do bairro de Nova Cidade - Natal, comemorou um mês de grupo com a presença da JM Imaculada, grupo do Bairro Alecrim de Natal.
O encontro foi de muito bate papo! os missionários trocaram ideias, e pensaram em ações concretas para os dois grupos que atuam em dois bairros muito populares da cidade.




Encontro dos Líderes e Assessores de JM da Capital


Domingo foi dia de encontro entre os co-ordenadores e assessores dos grupos de Juventude Missionária da Capital (JUPI, Anjos, Nossa Senhora de Fátima, Imaculada) para acompanhamento das atividades, organização do EJM 2011 e o III Encontro Estadual.

O EJM foi a principal pauta. Foram divididas as equipes de trabalho e os líderes apresentaram as propostas das oficinas que serão desenvolvidas. Os grupos de JM da capital são os responsáveis pela organização do Encontro de Jovens Missionários 2011, que acontecerá no dia 10 de Abril reunindo todos os grupos da Arquidiocese de Natal.

Foram mostrados os ovos de chocolate que serão rifados no dia 29 de abril para ajudar nos gastos do III Encontro Estadual em Maio e mais uma vez foi incentivada a coleta de assinaturas para a Petição da CF 2013.

IAM da Diocese de Mossoró organiza Romaria!


No próximo dia 1º de maio acontecerá nossa romaria anual ao Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis na Serra do Lima em Patú. Nesse ano o tema a ser trabalho será: “A vida é dom de Deus”.  Mostrando por um lado a vida do nosso planeta, que deve ser cuidada pois é um presente de Deus para nós;  e por outro lado, a nossa vida também é um dom de Deus que deve ser oferecida a Ele em favor dos irmãos, por isso também é uma vida a ser bem cuidada.

Co-ordenador Diocesano da IAM -  Sem. Cledson Carlos
 
fonte: http://iammossoro.blogspot.com/

Carta aberta do Encontro Nacional de Coordenadores Juvenis da Igreja do Brasil.



“A Igreja olha para vós com confiança e amor [...]. Ela é a verdadeira juventude do mundo [...]. Olhai para ela e nela encontrareis o rosto de Cristo” (Christisfideles laici, n.46).


Aos Bispos
Padres
Religiosos e Religiosas
Diáconos
Seminaristas
Assessores (as) adultos
Jovens de todo o Brasil

Nós, jovens dos Movimentos, Congregações Religiosas, Organismos e Novas Comunidades do Brasil, reunidos em Natal, de 18 a 20 de março de 2011, chamados por Cristo e por Ele chamados a sermos Igreja, a “verdadeira juventude do mundo”, hoje nos apresentamos à missão. O Santo Padre Bento XVI disse, em discurso aos jovens do Brasil, que “sem o rosto jovem, a Igreja se apresentaria desfigurada”; motivados pelo apelo irresistível do Evangelho em nossas vidas, apresentamos diante de todos vós, o rosto jovem da nossa Igreja no Brasil.

Respondendo aos desafios da evangelização da juventude, através do Documento 85 - Evangelização da Juventude, aprovado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, e ao forte apelo do exemplo de Cristo que, mais do que nunca, clama pela unidade dos cristãos, estiveram reunidas, pela primeira vez na história da Igreja no Brasil, 28 diferentes expressões de evangelização da juventude. Podemos colher na imensa riqueza da diversidade gerada pelo Espírito Santo na Igreja a prova viva de que é na unidade que encontramos a força necessária para os desafios deste tempo.
Essa unidade querida por Deus no seio mais profundo da Igreja é fruto de um movimento interior de conversão. Apresentamo-nos, então, diante da Igreja, para o serviço da evangelização e da formação da juventude.

Caminhando no crescimento e amadurecimento na Palavra e no Magistério da Santa Mãe Igreja, fizemos uma trilha crescente de conquista, de acúmulo de experiências, de ampliação das nossas visões de mundo e de um forte desejo de busca pela santidade, de sermos instrumentos simples, mas ousados e criativos nas mãos de Deus para a evangelização da juventude, principalmente da mais empobrecida, espalhada por todo o Brasil. “De fato, Deus nos fala pelo jovem (...). Dizer que para a Igreja a juventude é uma prioridade em sua missão evangelizadora, é afirmar que se quer uma Igreja aberta ao novo, é afirmar que amamos o jovem não só porque ele representa a revitalização de qualquer sociedade, mas porque amamos nele uma realidade teológica em sua dimensão de mistério inesgotável e de perene novidade.” (Evangelização da Juventude, n.81)

Assumimos juntos como Igreja, em nome dela e por ela, o compromisso de, no próximo triênio: acentuar a participação dos Movimentos, Congregações Religiosas aqui representadas, Organismos e Novas Comunidades nos setores diocesanos da juventude; realizar um encontro nacional destas expressões juvenis aqui representadas bianualmente; estimular o trabalho missionário das Congregações e Organismos que trabalham com a juventude; aprofundar e difundir o estudo do Documento 85 da CNBB nas diversas expressões da juventude. E de modo mais imediato, desejamos que todos participem da petição para que a Campanha da Fraternidade de 2013 tenha como tema “Fraternidade e Juventude”, com data limite para entrega em 17 de abril (acessar site www.jovensconectados.org.br).

A opção pela juventude é necessidade da Igreja e precisa acontecer nos mais diversos lugares em que a Igreja se faz presente. É preciso novos métodos, é preciso planejar, é preciso líderes com formações sólidas, é preciso o diálogo na diversidade, é preciso que cada expressão seja mais e mais aquilo que o próprio Deus a chamou a ser, é preciso que a riqueza particular seja riqueza universal. É preciso que os jovens sejam um com toda a Igreja. E é preciso, de todos, o empenho necessário para que isso aconteça. “Abri as portas a Cristo”: abri vossas casas, abri vossas paróquias, abri vossas pastorais, abri vossos movimentos, abri vossas comunidades, abri vós mesmos, abri as portas ao rosto de Jesus Cristo estampado nos jovens.
Encerramos rogando à Mãe Aparecida, padroeira do Brasil, que interceda por todos os jovens de nosso país. Uma feliz e santa Páscoa a todos!

Natal, 20 de março de 2011.
Segundo Domingo da Quaresma.
1.    Caminho Neocatecumenal
2.    Comunhão e Libertação
3.    Comunidade Aliança de Misericórdia
4.    Comunidade Bom Pastor
5.    Comunidade Canção Nova
6.    Comunidade Católica Nova Aliança
7.    Comunidade Católica Shalom
8.    Comunidade de Vida Cristã (CVX)
9.    Comunidade Doce Mãe de Deus
10.  Comunidade Emanuel
11.  Comunidade Face de Cristo
12.  Comunidade Mar a Dentro
13.  Comunidade Obra de Maria
14.  Comunidade Pantokrator
15.  Comunidade Recado
16.  Equipes de Jovens de Nossa Senhora
17.  Focolares
18.  JUFRA
19.  CNLB
20.  Juventude Missionária
21.  Milícia da Imaculada
22.  Ministério Jovem da RCC
23.  Movimento de Schoenstatt
24.  Movimento Eucarístico Jovem (MEJ)
25.  Pastoral Juvenil Marista (PJM)
26.  Regnun Christi
27.  Segue-me
28.  Vicentinos Jovens

Encontro de Jovens Missionários 2011, "Plantando uma Igreja Missionária".

Click na Imagem para Ampliar

A Juventude Missionária das Pontifícias Obras Missionárias da Arquidiocese de Natal esta se preparando para realizar o Encontro de Jovens Missionários de 2011, "Plantando Uma Igreja Missionária", reunindo todos os grupos da arquidiocese para forte momento de formação e integração missionária. O objetivo do encontro é promover a troca de experiência entre os missionários, e prepará-los para trabalharem a questão ambientão em suas paróquias, que é a grande temática da Campanha da Fraternidade e Campanha Missionária de Outubro, promovida pelas próprias POM.

As atividades serão realizadas em 10 de Abril no Colégio Marista de Natal, das 8:00h as 16:00h. A programação esta recheada de atrações, oficinas com várias temáticas, celebração Eucarística, testemunhos e muita Interação Missionária.

As inscrições estão sendo feitas nos grupos de JM. Aqueles que quiserem participar do evento mesmo não sendo dos grupos de Juventude Missionária, podem entrar em contato com a Co-ordenação Estadual da JM.

Contato: Diego Rêgo, 9187-9341/8841-3961 e Ibnny Afonso, 8884-6015.

Biblioteca da IAM Inicia suas Atividades de 2011

 A Biblioteca Infanto Juvenil Professora Maria Hilca de Alcântara, da Infância Missionária de Ipab=nguaçu/RN,  re-abre suas portas para o público neste mês de março, já com nova estrutura. Inaugurada em 7 de setembro de 2009, data do aniversário da patrona, em bonita festa em homenagem a todos os professores(as) da cidade, tem como diretora a professora aposentada Salete Silveira, que se reuniu com as novas voluntárias, participantes do Grupo de Oração Santa Teresinha, e já definiu os horários de funcionamento. A Biblioteca possui mais de mil livros que foram doados pela comunidade, além de ter ganhado um ventilador e um computador.

DEZ SÍMBOLOS DA QUARESMA


A quaresma começa, precisamente, com um símbolo bem conhecido e consolidado: a Cinza, que nos lembra a condição efêmera da vida e seu destino de eternidade em Deus. A Cinza de cada ano, recorda também a árvore da Cruz Ressuscitada da Vigília Pascal do ano anterior.

1.- A quaresma é DESERTO. É aridez, solidão, jejum, austeridade, rigor, esforço, penitência, perigo, tentação.

2.- A quaresma é PERDÃO. As histórias bíblicas de Jonas e de Nínive e a parábola do filho pródigo são exemplos dele.

3.- A quaresma é ENCONTRO, é abraço de reconciliação como na parábola do filho pródigo ou na conversão de Zaqueu ou no diálogo de Jesus Cristo com a mulher adúltera.

4.- A quaresma é LUZ, como se põe em evidência, por exemplo, no evangelho do cego de nascimento. É a passagem das trevas para a luz. Jesus Cristo é a luz do mundo.

5.- A quaresma é SAÚDE, símbolo manifestado nos textos como na cura do paralítico ou do filho do centurião.

6.- A quaresma é AGUA. É a passagem da sede de nossa insatisfação para a água viva, a água de Moisés ao povo de Israel no deserto ou de Jesus à mulher samaritana.

7.- A quaresma é superação vitoriosa das provas e dificuldades. É LIBERTAÇÃO, TRIUNFO. Algumas figuras bíblicas, que sofrem graves perigos e vencem na prova, são José filho de Jacó, a casta Suzana, Ester, o profeta Jeremias e, sobretudo, Jesus, tentado e transfigurado.

8.- A quaresma é CRUZ. Sinal e presença permanente durante toda a quaresma. Prefigurada no Antigo Testamento e manifestada com o exemplo de Jesus Cristo e com seu convite de carregá-la como condição para o seguimento.

9.- A quaresma é TRANSFIGURAÇÃO. É a luz definitiva do caminho quaresmal, preanunciada e vivida na cena da transfiguração de Jesus. Pela cruz para a luz".

10.- A quaresma é o esforço para retirar o fermento velho e incorporar a FERMENTAÇÃO NOVA DA PÁSCOA RESSUSCITADA E RESSUSCITADORA, agora e para sempre.

Alêssa Thaynara - Assessora da IAM da Cidade de Ipanguaçu

Quer ganhar um Ovo de Chocolate?

Clique na imagem para ampliá-la

E ATENÇÃO:
O Jovem Missionário que vender mais rifas irá ganhar um ovo Diamante Negro Nº 20. Então não perca tempo! Quanto mais rifas você vender, mais chances tem de ganhar!
Link reduzido para divulgação da imagem no Twitter: 

Todos os recursos obtidos serão em prol do Encontro Estadual da Juventude Missionária, que acontecerá em maio. Contamos com a seu empenho e colaboração para atingirmos nossas metas.

Jovens Missionários, Sempre Solidários!

Carta para os Assessores da IAM das Dioceses e Paróquias do Rio Grande do Norte


Queridos Assessores e Assessoras da Infância e Adolescência Missionária

“De todas as crianças e adolescentes do mundo, sempre amigos(as)”.

Com alegria me dirijo a todos e a todas que fazem a IAM no nosso Estado para me colocar à disposição de todos os nossos grupos bem como de todas as dioceses, paróquias e comunidades que desejem animar ou implantar a IAM.
Assumi oficialmente a Coordenação Estadual no dia 19 de dezembro de 2010, no Desfile Missionário de Ipanguaçu e desejo mater contato e visitar todas as cidades que tenham esta Obra.
Em parceria com a Coordenação Estadual da Juventude Missionária estamos articulando nova data para a realização de nossa Assembleia Estadual a fim de matermos contato e pensarmos conjuntamente nas atividades para esse ano.
Gostaria de informar todas as formas de contato para todas as cidades que trabalham com a IAM, por isso solicito que repassem esta mensagem a todos(as) que vocês souberem que trabalham com essa Obra Pontifícia.
            Aos Coordenadores Diocesanos solicito a gentileza de marcar audiência com os senhores bispos a fim de apresentarmos para eles nosso trabalho a fim de receber maior incentivo, me comunicando a data com antecedência para adequação de agenda. Também estou disponível para assessorar EFAIAM´s Nível 1, com atenção especial para realização ainda no 1º semestre, vez que em julho realizaremos  o Nível 2 e somente poderá participar aqueles assessores que já tenham realizado o Nível 1.
            Aos Coodenadores Paroquiais gostaria de me colocar à disposição para participar de momentos fortes para a IAM em suas paróquias, bem como para assessorar ELMI´s e Encontro de Formação.
            Aproveitando este tempo forte da Quaresma, rezemos com as crianças a Via Sacra da IAM, disponível no site www.pom.org.br, excelente instrumento de reflexão missionária voltado para as crianças e adolescentes, colocando como intenção missionária as crianças que sofrem os efeitos dos desastres ocorridos na Ásia/Japão, e as que vivem nos paises Árabes.

Santa Teresinha do Menino Jesus e São Francisco Xavier, rogai por nós.

Rafael Cosme Tavares
Coordenador Estadual da IAM
ra.fa.im@hotmail.com – (84) 91044271 e (84) 99567884

"A Criação Geme em Dores de Parto" - Vamos colorir?



Visite também a página Formação e confira as dicas de como construir uma dinâmica além de encontrar atividades prontas.

Quadrinhos para a garotada!




Visite o Site do criador: http://www.ciscodoamor.blogspot.com/

Cáritas se mobiliza para ajudar Japão, solidariedade na quaresma.


"Um tsunami atingiu o nosso povo. Uma onda anômala assolou nossas vidas. Estamos ainda em estado de choque com o que aconteceu. As notícias são confusas, mas a diocese mais afetadas é a de Sendai. O nosso bispo, Dom Isao Kikuchi, presidente da Caritas no Japão, garante que como comunidade católica japonesa, embora muito pequena, vamos deixaremos faltar o nosso compromisso e a nossa solidariedade para com as vítimas": é a história contada à Agência Fides por Pe. Koichi Otaki, sacerdote japonês e chanceler da Diocese de Niigata, poucas horas depois do terremoto e do tsunami que atingiu o norte do Japão, hoje, 11 de março, às 15h (hora local). "O tsunami nos lembra da precariedade da vida. A solidariedade e a assistência às vítimas certamente serão o nosso compromisso para a Quaresma", disse o sacerdote.

Um tsunami de dez metros de altura atingiu a costa de Sendai, capital da província de Miyagi, no nordeste do Japão, depois de alguns violentos sismos violentos registrados ao largo das costas nipônicas.
A emergência investiu o Bispo de Kikuchi, que tinha acabado de retornar ao Japão após a reunião da Caritas na Ásia, em Bangkok, onde a assembléia elegeu o novo presidente da Caritas da Ásia, nomeação que será ratificada pela Assembléia Geral da Caritas Internacional em maio próximo, em Roma. 

O diretor da Caritas na Ásia, Pe. Bonnie Mendes, contatado pela Fides em Bangcoc, disse: “Estamos em constante contato com a Caritas japonesa que está monitorando a situação, os danos e as vítimas. Esperamos que não se tenha muita perda de vidas humanas. Esperamos conhecer melhor a situação dos deslocados e suas necessidades a fim de planificar uma intervenção de emergência”.
Fonte: Agência Fides

Celebração Missionária na cidade de Serrinha, animada pela Juventude Missionária.

Natal sediará lançamento regional da Campanha da Fraternidade

A Arquidiocese de Natal viverá uma intensa programação, a partir de quinta-feira, à noite, até sábado, dia 12. Será o lançamento da Campanha da Fraternidade 2011, em nível de Regional Nordeste 2, da CNBB, formado pelas 21 Arquidioceses e Dioceses dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. A programação iniciará no dia 10, às 19 horas, no Hotel Imirá, na via costeira de Natal, com jantar oferecido para autoridades, imprensa e bispos do Regional.

Na sexta-feira, 11, das 8 às 17h30, também no Imirá, será realizado um Seminário, cujo tema é: “Quem desmata a terra, semeia inferno”, uma frase do Pe. Cícero Romão Batista. Os palestrantes serão Pe. Zezinho, cantor e compositor; Gabriel Chalita, deputado federal paulista e apresentador de programa na TV Canção Nova; Ivo Poletto, teólogo, sociólogo e assessor de Cáritas Brasileiras; e Francisco Alexandre, professor do Departamento de Física e coordenador da pós-graduação em mudanças climáticas, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Só poderá participar do seminário quem fez, antecipadamente, a inscrição.

No dia 12, às 8h30, na Catedral Metropolitana, será celebrada missa, com a participação dos bispos das dioceses do Regional. Após a missa, haverá uma caminhada pelas ruas do centro da cidade.
Nós da IAM e JM devemos estar presentes com nossas bandeiras, cartazes, objetos de reciclagem, plantinhas, entre outros materias que lembrem o tema da Campanha. Vamos usar nossa criatividade!
 

PARTICIPE: Concurso de desenhos da IAM



As Pontifícias Obras Missionárias (POM), através do Secretariado Nacional da Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM), está realizando um Concurso de Desenhos para escolher seu mascote oficial.

As crianças e adolescentes de 7 a 14 anos são incentivados a soltar a imaginação em seus desenhos, que serão julgados seguindo critérios de criatividade e adequação ao carisma da Infância e Adolescência Missionária.

Os desenhos poderão ser enviados até o dia 01 de setembro. Destes, a comissão julgadora escolherá três que ficará disponível para voto popular no blog oficial da IAM do Brasil.

O autor do mascote escolhido será premiado com uma passagem, com acompanhante, para visitar as Pontifícias Obras Missionárias em Brasília/DF, durante a Assembleia Nacional da Infância e Adolescência Missionária.
Para mais informações, clique aqui.

Assembléia Estadual da IAJM


Nos Próximos dias 12 e 13 de Março será realizada em Ipanguaçu a Assembléia Estadual da IAM e JM do estado com presença dos Co-ordenadores Diocesanos e suas respectivas equipes.
Serão muitos assuntos a serem tratados, e queremos que este encontro seja um momento de diálogo entre as dioceses para que juntas elas possam testemunhar a identidade missiológica das Pontifícias Obras Missionárias.

"Vivo a Alegria de Ser Missionário, Tenho sede da vida que nunca secou. Nesta Igreja que vive um triste cenário, vivo minha Missão como um caso de amor"
(hino da Missão Continental)


Intenção Missionária de Março


"Que o Espírito Santo dê a luz e força às comunidades cristãs e aos fiéis perseguidos ou discriminados por causa do Evangelho em várias partes do mundo" 

A perseguição é algo inerente à Igreja desde a sua fundação. Pode-se dizer que faz parte de sua essência. A partir do momento que o Senhor disse: "Se me perseguiram, também perseguirão vocês" (Jo 15, 20), cada verdadeiro cristão e cada comunidade cristã deve saber que estará sujeito à perseguição. O Santo Padre Bento XVI reafirmou este conceito quando disse: "A Igreja se põe no mesmo caminho e sofre o mesmo destino de Cristo, porque não age segundo uma lógica humana ou contando sobre as razões da força, mas seguindo o caminho da Cruz, tornando-se, em obediência filial ao Pai, testemunha e companheira de viagem desta humanidade" (Mensagem para o Dia Mundial das Missões de 2009, nº 4) . Santo Agostinho disse: "A luz que é amada pelos olhos saudáveis, é odiosa para os doentes". Quando a Igreja vive fielmente a mensagem de Cristo, se torna verdadeiramente a luz do mundo", e por isso provoca desconforto aos olhos doentes. Quando a Igreja anuncia o Evangelho na sua totalidade, torna-se "sal da terra" que queima as feridas. Não podemos ignorar que cada um de nós deve também colocar a sua vida na luz do Evangelho e suportar a queimadura do sal, uma vez que vivemos num espírito constante de conversão, deixando de lado as incoerências que muitas vezes acompanham as nossas vidas. Caso contrário, seremos somente sal que não tem sabor e que serve apenas para ser jogado na estrada, para ser pisado por aqueles que passam. A perseguição esteve presente na vida de Jesus e da Igreja primitiva. Na época em que foi escrito o livro do Apocalipse, a Igreja viveu um momento de perseguição, tribulação e confusão (cf. Ap 1, 9). No entanto, na visão do Apóstolo São João foi proclamada uma palavra de esperança: "Não temas, eu sou o Primeiro e o Ultimo, o Vivente. Estive morto, mas agora vivo para sempre, e tenho as chaves da morte e do Hades" (Ap 1, 17-18). Junto com a constante presença de Cristo, que venceu o sofrimento e a morte através de sua ressurreição, a Igreja encontra a força de perseverar, mesmo em meio à perseguição, graças ao dom precioso do Espírito Santo: "Recebereis a força do Espírito Santo e sereis minhas testemunhas" (cf. At 1, 8). O Espírito ajuda com o dom da força aqueles que devem dar provas de sua fé em Cristo entre as oposições, e ajuda os fiéis a fim de que possam alcançar o supremo testemunho do martírio, se necessário. Que este Espírito, que é luz e força divina, ajude os nossos irmãos e irmãs que são perseguidos. Que esse mesmo espírito anime a nossa oração para que seja autêntica, apaixonada e comprometida. As formas de perseguição são diferentes em diferentes partes do mundo. Em alguns países se recorre ao uso da violência física, coerção e ameaça. Nas culturas ocidentais de hoje se usa desacreditar, insultar e tornar ridículo tudo o que é cristão. Que o Espírito Santo torne os católicos testemunhas autênticas de Cristo, coerentes com o Evangelho, homens que não se encaixam neste mundo (cf. Rm 12, 2). Somente aqueles que estão dispostos a sofrer pela confissão do nome de Cristo, podem ser verdadeiramente seus discípulos. Rezemos este mês pelos nossos irmãos perseguidos e para que a nossa oração seja sincera, devemos nos sentir prontos a partilhar alguns de seus sofrimentos pela confissão do Senhor crucificado e ressuscitado. 


Fonte:  http://www.fides.org/index.php