Depois de 5 anos de caminhada da IAM, a capela de Nossa Senhora da Conceição do bairro de Nova Cidade em Natal realizou seu primeiro encontro de Juventude Missionária com os membros da adolescência missionária que ja atingiram dos 15 anos.
Nossa equipe de animação da JM com a ajuda das assessoras da IAM mostraram para os jovens qual o trabalho da POPF, a identidade da JM, sua metodologia, e o perfil do jovem missionário.
Pedimos a intercessão de Paulina Jaricot por todos os novos grupos de jovens missionários pelo mundo.
Os grupos da JM organizaram uma rifa de 5 ovos de chocolate para ajudar nos gastos do "III Encontro Estadual da JM" que se realizará de 27 a 29 de Maio deste ano.
Serão 5 sorteios, portanto, cada concorrente terá 5 chances de ganhar um Ovo de Chocolate nº15 que pode ser um Batom, Serenata, Diamante Negro, Sonho de Valsa ou Grandes Variedades/Lacta
Os bilhetes custam R$ 2,00, e estão sendo vendidos pelos membros em todo estado. Os sorteios serão realizados do dia 29 de Abril de 2011.
Papai do Céu, logo que acordo penso sempre em você. Quero que o Senhor abençoe o meu dia que começa e que você esteja junto comigo e com todas as crianças do mundo inteiro. Obrigado Papai do Céu. Amém.
"As crianças são o ornamento da vida neste mundo."
Textos Islâmicos
A Paróquia de São José da Cidade de Angicos iniciou no último domingo as atividades da Juventude Missionária. O encontro foi assessorado por Ibnny e Diego, e contou com a articulação dos assessores da IAM da cidade.
Louvemos a Deus por mais um grupo de Juventude Missionária da Obra da Propagação da Fé!
A Infância e Adolescência Missionária de Extremoz, realizará no dia 26 deste mês o "IAM Folia"! Será um momento de "Vida de Grupo" para inserir na Vida Missionária da Igreja aqueles que ainda não conhecem a IAM.
DIA: 26/02 HORA:19:00 LOCAL:SOCIEDADE DOS IDOSOS " EXTREMOZ-RN" OBS. IR COM ADEREÇOS CARNAVALESCO VAMOS NESSA GALERA
Esta Obra visa suscitar o interesse pela evangelização universal em todas as camadas do povo de Deus e promover nas Igrejas locais a ajuda, tanto espiritual, como material e o intercâmbio de pessoal apostólico.
Breve Histórico
O contexto histórico missionário e cristão, no seu surgimento, não era favorável. A Igreja da França, que tantos missionários enviara e colaborou na evangelização, encontrava-se em momentos difíceis para a missão. Sofria as conseqüências da Revolução Francesa, das posteriores guerras napolitanas, dos movimentos laicistas e racionalistas: Fechamento de seminários, dissolução dos institutos religiosos, paróquias sem pastores, empobrecimento do povo.
Mas este foi o ambiente e o momento escolhido pelo Espírito Santo para o despertar de um novo vigor missionário na Igreja, por meio da jovem Paulina Jaricot, filha de um fabricante de seda de Lião - França. Paulina Jaricot (1799-1862), nasceu em Lião, França, filha de fabricantes de seda. Desde pequena entrou em contato com as missões na China e na Ásia oriental conhecendo suas imensas necessidades. Concebe um plano de ajuda aos missionários e o expõe às colegas operárias da fábrica onde trabalhava. Apresenta o plano ao vigário geral da diocese de Lião que lhe responde: “adiantaria mais você encontrar um bom marido ou entrar num convento...”Mas Paulina continuou sua obra com o grupo de amigas.
Reúne-se com as colegas operárias e rezam. Constituem-se, primeiramente, numa associação das Reparadoras. Unem-se a outras iniciativas semelhantes e fundam a Obra da Propagação da Fé, para ajudar, com a oração e esmolas, a obra da evangelização em todas as missões.
Esta Obra recebeu, desde o início, apoio dos Papas e foi acolhida pelos bispos em suas dioceses. O Papa Gregório XVI, na encíclica "Probe nostis" (1840), diz que é uma "Obra verdadeiramente grande e muito santa": Leão XIII, apoiou e contribuiu na difusão universal da Obras da Propagação da fé dedicando-lhe duas encíclicas: "Sancta Dei Civitas" (1880) e "Christi Nomen" (1894). Entre todas as Obras, diz Leão XIII, a Propagação da Fé "se destaca e brilha entre todas elas".
Pio X a qualificou como “eminentemente católica e a principal instituição para a dilatação do Reino de Deus”.Bento XV, na encíclica "Maximum illud" (1919), a primeira Carta magna da atividade missionária lança fundamentos sólidos para a missiologia. Apresenta oficialmente as 4 Obras e as recomenda aos bispos como a primeira Obra Missionária eficaz para ajudar todas as missões.
O caráter universal desta Obra grangeou muita simpatia, desde o início. Agora, como organismo oficial da Igreja para a cooperação missionária, abriu-lhe as portas de todas as dioceses, paróquias, movimentos e famílias cristãs.
É, porém, o Concílio Vaticano II que esta Pontifícia Obra Missionária, junto com as outras três, adquire a verdadeira importância, como instrumento local e prioritário da Papa, do Colégio Episcopal para a cooperação missionária da oração, da doação pessoal e das ajudas materiais para toda a Igreja.
Esta Obra inaugurou uma nova época missionária: a participação dos leigos na atividade missionária. Já não serão os governos dos países católicos quem sustentam as missões. Mas é todo o povo cristão, principalmente os pobres, os humildes, as crianças, os enfermos que cooperam espiritual e materialmente na ação missionária. Repete-se o que aconteceu no início da Igreja: todo o povo participava na difusão do Evangelho.
Pio XI, em 1922, no centenário da fundação desta Obra, por um motivo próprio transferiu sua sede de Lião para Roma, no Palácio da Propagação da Fé, constituindo-a como “organismo oficial da Santa Sé para a cooperação missionária, recolhendo as ofertas dos fiéis de todo o mundo e reparti-las entre todas as Missões”. Declara-a, junto com a Infância Missionária e a de São Pedro Apóstolo, Pontifícia.
Objetivos
Suscitar o compromisso pela evangelização universal em todos os setores do Povo de Deus: família, movimentos, associações, seminários, comunidades eclesiais de base, paróquias, Dioceses para que todos e cada cristão tomem consciência de sua vocação missionária universal.
Promover nas Igrejas locais, a cooperação tanto espiritual como material e o intercâmbio de evangelizadores para todo o mundo. A evangelização é, primeiramente, obra do Espírito Santo, por isso é necessário colocar a oração e o sacrifício. A Obra se propõe formar "um fundo central de solidariedade para todas as missões".Suscitar, promover, apoiar e formar vocações missionárias.
Manter o intercâmbio de informações e testemunhos para estabelecer laços fraternos entre as Igrejas despertando a solidariedade e a comunhão evangélica no dar e no receber.
Grupos
Juventude Missionária; Famílias Missionárias; Idosos Missionários e Enfermos Missionários.
Lahore (Agência Fides) – Imran Masih, jovem cristão de Punjab, foi torturado e assassinado pelo seu patrão, um rico proprietário de terras muçulmano. Este é mais um episódio de abuso e maus-tratos, até a morte, contra um membro da comunidade cristã no Paquistão. A denúncia do grave episódio chega à Agência Fides pelo “All Pakistan Minorities Alliance” (APMA), organização engajada em favor da tutela dos direitos das minorias, que lança um alarme: “tais episódios acontecem num contexto de discriminação social e religiosa, cujos ricos muçulmanos pensar que podem fazer o que quiserem da vida dos cristãos, que são os últimos na escala social e são tratados como objetos, além de serem vítimas indefesas das violências”. O caso de Imran Masih è emblemático e mostra o status social intolerável, em que os episódios de violência denunciados são somente uma pontinha do problema.
Como refere à Agência Fides, o APMA, Imran Masih, 24 anos, residente no povoado de Nut Kallan, traballava há dois anos como motorista de Mohammad Masood, um rico do distrito de Gujranwala, no Punjab. Em 15 de fevereiro, Imran não foi trabalhar por motivos de saúde. No dia seguinte, ao seu retorno ao trabalho, foi espancado e torturado até a morte. Depois Masood e seus cúmplices entregaram o corpo de Imran ao pai, Lal Masih, também ele empregado da mesma pessoa, afirmando que o jovem tinha se suicidado.
O pai, não acreditando nessa versão dos fatos e vistos os vários sinais de espancamento no corpo do filho, foi à polícia e denunciou o crime. A polícia local, porém, procurou convencê-lo, devido as pressões do influente Masood.
Somente depois da intervenção dos ativistas da APMA, que fizeram um protesto público em Gujranwala interditando as ruas e chamando a atenção das autoridades, a polícia registrou oficialmente a acusação formal de homicídio a Mohammad Masood e seus dois cúmplices.
Em meio ao luto e à dor da comunidade cristã, Imran Masih foi sepultado no dia 8 de fevereiro em sua aldeia, Nut Kallan.
Fontes da Fides no Paquistão comentam que “em casos como este, percebemos o silêncio do governo e das autoridades civis. Estamos nos sentindo como cidadãos de segunda classe. A figura institucional do Ministro federal para Minorias religiosas é útil à comunidade cristã como um interlocutor direto no governo que leve à atenção da nação as condições das minorias religiosas. Por isso, auspiciamos que o Ministério não seja abolido pelo governo”.
Com efeito, após a renúncia do governo de Raza Gilani, aguarda-se nos próximos dois dias a formação de um novo executivo, com menos ministérios. Provavelmente o Ministério para as Minorias será abolido e se transformará em um Departamento do Ministério para Assuntos Religiosos.
A coordenação Arquidiocesana de Pastoral, da Arquidiocese de Natal, publicou o calendário das atividades para 2011. “Todo nosso esforço deve priorizar os quatro programas decididos e aprovados em assembleia: Animação Missionária, Setorização, Formação e Pastoral dos Santuários e lugares de peregrinações”, conclama Dom Matias Patrício de Macêdo, na apresentação do calendário.
Os padres, diáconos, coordenadores arquidiocesanos de pastorais e os articuladores paroquiais receberão um livreto cada. Quem quiser mais, pode adquirir ao preço unitário de R$ 2,00.
Nele, estão definidas as datas dos encontros das Regiões Pastorais, curso do clero (15 a 17 de fevereiro), e os encontros do clero específicos para os padres e diáconos (dias 19 de maio e 15 de setembro), em Emaús, além de outras datas, como a missa dos Santos Óleos, dia 21 de abril, às 9 horas, na catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Apresentação, e os encontros dos zonais. Neste ano, o dia 16 de cada mês será dedicado ao “dia de oração pela beatificação do Pe. João Maria”.
"As novas tecnologias permitem que as pessoas se encontrem para além dos confins do espaço e das próprias culturas, inaugurando deste modo todo um novo mundo de potenciais amizades. Bento XVI"
Dirigente: Irmãos e Irmãs, como batizados, nos reunimos hoje diante da trindade santa para pedirmos força e proteção no cumprimento de todos os nossos deveres de missionários e em especial os do jovem missionário. Elevemos juntos a Deus nossos pedidos:
Leitor 1: Pai amado, protegei as Pontifícias Obras Missionárias para que elas continuem a difundirem no mundo a “Verdadeira Fé Católica”, e que assim como nós fomos formados por elas, muitos outros missionários venham a trabalhar na construção do reino por meio delas.
Todos: Pedimos-te Pai!
Leitor 2: Pai amado, que muitos jovens se sintam chamados a viver uma vocação missionária, e que o nosso tempo seja um tempo de um grande despertar, como vós fizestes com os Patriarcas e Profetas.
Todos: Pedimos-te Pai!
Leitor 3: Pai amado, o senhor se revelou em plenitude por meio de Jesus Cristo, ajuda nos a continuar esta magnífica revelação por entre todos os povos.
Todos: Pedimos-te Pai!
Leitor 4: Pai amado, Nos deste uma mãe para cuidar de nós,queremos como ela sermos anunciadores da Boa-Nova!
Todos: Pedimos-te Pai!
Leitor 5: Divino Mestre, renove em nós a visão universal da missão que nos confiaste, para que consigamos levar tuas palavras a todas as pessoas.
Todos: Pedimos-te Filho!
Leitor 6: Divino Mestre, Dá nos a capacidade de conhecer, aceitar e transformar as realidades pessoais e sociais com a tua luz evangélica.
Todos: Pedimos-te Filho!
Leitor 7: Divino Mestre, queremos como teus apóstolos te seguir e te conhecer profundamente, vivendo assim um processo integral de formação missionária.
Todos: Pedimos-te Filho!
Leitor 8: Divino Mestre, o senhor quis nos mostrar a importância do Batismo, portanto, assumimos responsavelmente os nossos compromissos de batizados.
Todos: Pedimos-te Filho!
Leito 9: Santo Espírito, sopra em nós a vida, para que com tua inspiração e poder, fiquemos sempre unidos a Eucaristia, que para nós é fonte e ponto de chegada da missão.
Todos: Pedimos-te Espírito Santo!
Leitor 10: Santo Espírito, Que nossas comunidades vivam sempre um pentecostes, e que nós, jovens missionários, sejamos testemunhas desta efusão.
Todos: Pedimos-te Espírito Santo!
Leitor 11: Santo Espírito, ajuda-nos a respeitar e valorizar as várias culturas humanas, para que façamos uma evangelização verdadeiramente inculturada.
Todos: Pedimos-te Espírito Santo!
Leitor 12: Santo Espírito, Com os teus dons, queremos assumir qualquer novo desafio que este mundo em constante mudança possa nos apresentar, para que com nossa alegria, simplicidade e responsabilidade o Amor se torne conhecido e amado.
O Setor Juventude da CNBB, através da Comissão Episcopal para o Laicato, rende graças a Deus pelas suas diferentes áreas de atuação – um verdadeiro dom de Deus para a vida da juventude do Brasil – buscando evangelizar em todos os lugares vitais onde os jovens estão inseridos.
Para potencializar nossa missão, estamos encabeçando um pedido para que, em 2013, toda a Igreja possa assumir a Campanha da Fraternidade com o tema da juventude. Para tanto, pedimos que todas as pastorais, movimentos, congregações religiosas, novas comunidades, organismos etc., somem forças conosco solicitando aos Bispos do Brasil a aprovação deste desejo.
Temos muitos motivos para fazer este pedido aos nossos pastores, mas ele só se tornará realidade se você colaborar, espalhando por todo Brasil – em nossos grupos, encontros, assembleias, retiros, eventos, escolas, universidades e paróquias – esta petição, cujo downloadpode ser feito no site do Setor Juventude nacional..
Precisamos de um milhão de assinaturas de jovens, adultos, casais, idosos e de todos os que são apaixonados pela causa da juventude.
O prazo máximo para a coleta das assinaturas é de 17 de abril de 2011.
Mãos à obra! E vamos à luta, na fraternura juvenil!
Na unidade,
Dom Eduardo Pinheiro da Silva, SDB
Bispo referencial do Setor Juventude da CNBB
Pe. Carlos Sávio da Costa Ribeiro
Assessor do Setor Juventude da CNBB
OBs.: Os Nossos grupos devem colocar no espaço da instituição: Juventude Missionária - POM, ou Infância e Adolescência Missionária - POM
A consagração é um entregar-se, decidir-se livremente, dizer sim. Na Infância Missionária a consagração é uma forma de assumir pública e solenemente a decisão de ser missionário. É a disposição de colaborar para que todas as crianças do mundo conheçam e amem a Jesus e se amem entre si.
Depois de 1 Ano de caminhada e de tanta organização dos assessores, as crianças e adolescentes missionários poderam se consagrar se entregando assim, de corpo e alma na missão.
Este é o discurso feito por Rafael Tavares em Dezembro de 2010, na festa de aniverssário da IAJM da cidade de Ipanguaçu. Na ocasião, o mesmo se pronunciou pela primeira vez como Co-ordenador estadual da IAM.
“É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas graça das graças é não desistir nunca”, disse Dom Hélder Câmara com muita sabedoria. Com muita alegria nos reunimos mais um ano para festejarmos o aniversário da fundação da Pontifícia Obra da Infância Adolescência e Juventude Missionária de Ipanguaçu, e pela sétima vez com o Desfile Missionário e o bolo gigante. Motivo especial também é a ampliação de nossa caminhada de perseverança ao assumir a coordenação estadual, consciente do desafio de acompanhar esta Obra Pontifícia tão amada nas três dioceses do Estado do RN, Natal, Caicó e Mossoró. Contudo, Missão é partir, sair do nosso eu e ir ao encontro do outro, e para o êxito da missão que nos é confiado por Deus conto com o auxílio da experiência dos missionários e missionárias ipanguaçuenses que não fugiram à luta, além do Diácono Haroldo e demais coordenadores diocesanos, a quem agradeço a confiança em mim depositada ao me elegerem e ao saudoso Padre Edson Assunção, secretário nacional da IAM, que confirmou minha eleição, e seu sucessor a frente da Obra, com quem estive durante a Assembleia Nacional da IAM em Brasília na semana passada, Padre André Negreiros.
A Deus agradecemos também pelos trabalhos que conseguimos realizar em Ipanguaçu: a inauguração da Capela Sagrada Família em Cuó, iniciada pela IAM, a ampliação da Sede da IAM com a construção da sala da Biblioteca Infanto Juvenil, os encontros e visitas, além da grande Festa de Santa Teresinha (padroeira da IAM) e a criação da Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes em nossa cidade, que hoje completa 8 meses.
Não posso deixar de registrar com eterna saudade a falta que sinto neste momento de minha avó Estefânia, uma das pioneiras do Grupo de Oração Santa Teresinha, que já está junto ao Bom Deus e que todo ano participava desta festa. Gostaria de fazer memória de seu nome, com um minuto de silêncio.
Agradeço o apoio do Padre Irineu que tem sua história também ligada a IAM, ao prefeito municipal e a todos e a todas que colocam-se a disposição do Reino de Deus. Dom Helder Câmara dizia que “Feliz de quem atravessa a vida inteira tendo mil razões para viver”, uma de minhas razões é a alegria de trabalhar com vocês na Infância Adolescência e Juventude Missionária."
Santa Teresinha do Menino Jesus e São Francisco Xavier, rogai por nós.
Durante o 3° Encontro Nacional dos Coordenadores Regionais da Juventude Missionária, Monsenhor Daniel Lagni, apresentou a avaliação da Campanha Missionária 2010. Destacou que a produção da Novena em DVD foi um sucesso que popularizou o tema, sendo utilizado até em outros países da América Latina e Europa.
Apresentou ainda o resultado parcial da coleta missionária do Dia Mundial das Missões, que teve um aumento considerável de cerca de 20% em relação à Campanha Missionária de 2009.
Lembrou, porém, que o objetivo principal da Campanha não é arrecadação de fundos, "mas criar nos cristãos uma consciência missionária voltada para a missão além-fronteiras", culminando com o gesto concreto que é realizado no Dia Mundial das Missões, penúltimo domingo do mês de outubro, neste ano 23 de outubro.
Concluiu expondo o tema e cartaz da Campanha Missionária 2011 (Missão na Ecologia) e afirmou que a experiência realizada em 2010 com as novenas e o DVD se repetirá, com exceção santinhos contendo a oração não serão mais editados.
A sede nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília, acolherá de 03 a 06 de fevereiro, o 3° Encontro Nacional de Coordenadores Estaduais da Juventude Missionária.
O tema que norteará o encontro será “Formação Permanente do Jovem Missionário – Jovens Discípulos Missionários de Jesus Cristo”.
A programação contempla momentos de espiritualidade e formação missionárias, apresentação dos caminhos e trabalhos realizados pela Juventude Missionária em cada Estado, avaliação dos encontros e materiais utilizados pelos jovens missionários e planejamento da caminhada do secretariado nacional. Além disso, será apresentado o primeiro CD nacional da Juventude Missionária, cujas canções foram elaboradas e enviadas pelos jovens de todo o País.
Representando o Rio Grande do Norte, foi enviado à capital do Brasil o jovem Diego do Rego, membro da atual Co-ordenação Estadual da Juventude Missionária.