Missa de Envio de Diego do Rêgo!


No último sábado (28), o jovem missionário e ex-coordenador estadual da Juventude Missionária, Diego do Rêgo foi enviado ao Seminário de São Pedro em Natal, onde, nos próximos anos, será formado para receber o sacramento da Ordem.

Diego do Rêgo, natural do interior do RN, recebeu o chamado para servir na Igreja ainda pequeno, após ter se mudado para a cidade de Natal. Foi coroinha e depois acólito na capela da Imaculada Conceição no bairro do Alecrim. Foi, ainda, catequista de primeira eucaristia e logo descobriu sua vocação missionária ao iniciar os trabalhos com a Infância e Adolescência Missionária em sua comunidade. “Através da IAM eu descobri uma Igreja que eu não conhecia”, disse Diego em seu pequeno discurso de agradecimento ao fim da missa de envio.

Após alguns anos, conheceu o diácono Haroldo de Lima, que, ao notar seu interesse, dedicação e criatividade para a missão, o convidou a fazer parte do grupo de animação da IAM na Arquidiocese de Natal. No ano de 2010, após o segundo encontro estadual da Juventude Missionária no RN, foi designado a coordenar em nível estadual, juntamente com Ibnny Afonso, a Juventude Missionária.

Que Deus, pela intercessão da Virgem Maria, o abençoe durante os próximos anos, Diego, para que você vença todas as dificuldades que possa encontrar pelo caminho e consiga, se assim for da vontade d’Ele, tornar-se sacerdote da nossa Igreja. Agradecemos de coração à sua dedicação, empenho, disponibilidade, alegria e criatividade à frente da Juventude Missionária do Rio Grande do Norte e pode ter certeza que você fez a diferença!

Um grande abraço,
Coordenação Estadual da Juventude Missionária/RN - Ibnny Afonso e Jean Franco.



Formação para Coordenadores de grupos da JM


Nos dias 22 e 29 de janeiro, a coordenação estadual da JM do Rio Grande do Norte realizou uma formação para todos os coordenadores de Juventude Missionária da Arquidiocese de Natal com o tema: “Coordenação e Facilitação de Grupos”. Assuntos como Comunicação Interpessoal, Feedback, Assertividade, Liderança e Co-liderança foram apresentados e experienciados com a utilização de dinâmicas e situações do cotidiano da coordenação de grupos.

Além disso, durante a formação foram repassadas todas as atividades que serão realizadas durante o ano de 2012 e as definições da 4ª assembleia Nacional da Juventude Missionária, realizada no mês passado em Brasília/DF.





Fé na Vida, Pé na Estrada



No último dia 21, a Juventude Missionária da capela da Imaculada Conceição, no bairro do Alecrim em Natal, realizou o Fé na Vida, Pé na Estrada, encontro de animação missionária com louvor e palestras para os jovens de todas as JMs da capital do RN na Igreja matriz da Paróquia de São Pedro. Entre os temas abordados, estiveram “Sou um jovem missionário” e “Maria: mulher missionária”.



Bote Fé, Natal!!



A Jornada Mundial da Juventude foi criada pelo Papa João Paulo II, em 1985, e consiste num encontro de centenas de milhares de jovens católicos. As JMJs acontecem a cada dois ou três anos, numa cidade escolhida para celebrar a grande jornada em que participam pessoas do mundo inteiro. A cidade do Rio de Janeiro foi escolhida pelo Papa Bento XVI para sediar a Jornada Mundial da Juventude em 2013, para a qual são esperados mais de 3 milhões de jovens de todas as partes do mundo.
Em 1984, durante o “Jubileu Internacional da Juventude”, em Roma, o Papa João Paulo II entregou aos jovens um símbolo: uma grande cruz de madeira, para que a levassem por todo o mundo, a todos os lugares e a todo tempo.


JMJ 2011
No ano de 2003, o Papa João Paulo II deu aos jovens um segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo: o Ícone de Nossa Senhora, “Salus Populi Romani”, uma cópia contemporânea de um antigo e sagrado ícone encontrado na primeira e maior basílica para Maria a Mãe de Deus, no ocidente, Santa Maria Maior.
A Cruz da JMJ, como ficou conhecida, e o Ícone de Nossa Senhora, chegaram ao Brasil, mais precisamente em São Paulo, no dia 18 de setembro de 2011 e percorrerá todo o país até chegar ao Rio, em 2013.
Nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro de 2012, Natal receberá a Cruz e o Ícone, em um grande evento, denominado Bote Fé.

O Bote Fé vai acontecer nas 276 dioceses do país e promove um conjunto de atividades que une a todos em volta desta visita da Cruz e do Ícone, para celebrar a mensagem própria que estes símbolos carregam e proporcionar situações propícias para o desenvolvimento da evangelização da juventude em cada realidade.

A cidade de Natal foi escolhida pela CNBB ‐ Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - para receber um grande show, quando será gravado o DVD oficial da peregrinação da Cruz, fruto de uma parceria entre a Igreja do Brasil e a Sony Music.

Semana do Gibi em Ipanguaçu!

A Pontifícia Obra da Infância Adolescência e Juventude Missionária (IAJM) em Ipanguaçu, Rio Grande do Norte, está promovendo desde o inicio desta semana o projeto “Semana do Gibi” projeto que faz parte da ação biblioteca interativa da Biblioteca Infantojuvenil Professora Maria Hilca de Alcântara em parceria com as Cáritas Paroquial.

As histórias em quadrinhos são conhecidas pelo público infantil e podem ser usadas para trabalhar diferentes temas transversais e conteúdos. Como os personagens também são crianças, é esperado que as crianças se identifiquem com algum deles.

A leitura, mesmo na vida cotidiana, nasce de sugestão dos outros e de escolhas próprias. Esse projeto está sendo desenvolvido através de um trabalho da biblioteca Professora Maria Hilca, com a programação de conversas periódicas sobre os livros de forma a incentivar a visita a biblioteca.

Segundo a diretora da Biblioteca Maria da Salete o trabalho tem por objetivo transformar a biblioteca de uma maneira lúdica e prazerosa, no sentido de desperta para novas técnicas em relação ao processo de desenvolvimento cognitivo do educando, levando a uma prática produtiva para a vida cotidiana, provocando produção de conhecimento e conceitos consolidados como conhecimento novo.

Estamos buscando desenvolver os aspectos sensoriais, emocionais e intelectuais da leitura de uma forma racional e dinâmica, portanto a aprendizagem deve ser constantemente construída eis a premissa, só se aprende lendo” desta a diretora, Maria da Salete.

O projeto esta sendo desenvolvido das 9 ás 11hs e de 15 ás 17hs na sede da Infância Missionária até a sexta-feira(20) na sala da biblioteca que hoje já ultrapassa mais de 1800 livros, e 500 gibis e revistas direcionado ao publico infantil.


JM de Serrinha em Missão!

O objetivo do grupo neste dia de evangelização foi convidar a população para participar da festa do padroeiro São Sebastião e levar a palavra de Deus para as pessoas do distrito do Jacú-Mirin dos Secundos, onde foram feitas visitas domiciliares em todas as residências, compartilhando os estudos biblicos vivenciados pelo grupo para as demais pessoas e também aprender com as famílias, e encerrando com uma celebração missionária, um verdadeiro encontro da familía em Cristo celebrando e glorificando o seu nome.
O grupo agradece a Deus por ter abençoado todo o encontro e que o sucesso da missão foi mais um presente de Deus para fortalecimento e união do grupo.





fonte: http://juventudemissionariaserrinha.blogspot.com/

Fotos do Tríduo de Paulina Jaricot em Natal

De 13 a 15 de janeiro, os grupos de JM de Natal realizaram um tríduo itinerante em três paróquias da capital celebrando os 150 anos de falecimento da fundadora da Obra de Propagação da Fé, Paulina Jaricot. O tríduo teve início no bairro do Alecrim, paróquia de São Pedro Apóstolo, seguiu para o bairro do Santarém, na Paróquia de Sant'Ana e teve encerramento com missa presidida pelo bispo de Caicó, no conjunto Parque das Dunas, paróquia Nossa Senhora de Fátima.


























Tríduo de Paulina Jaricot



De 13 a 15 de Janeiro os grupos de  Juventude Missionária de Natal, estarão se reunindo para celebrar o jubileu de 150 anos da páscoa de Paulina Jaricot lembrado por todo o mundo no último dia 09 de Janeiro. Fundadora da Obra da Propagação da Fé, Paulina é sempre lembrada nas orações e atividades da Juventude Missionária, o Tríduo será portanto, um momento único de Veneração e Louvor a Deus por ter presenteado a Igreja com tal Missionária.

Programação das Celebrações
Dia 13 - Capela da Escola Dom Marcolino Dantas, Alecrim - 19h00min
Dia 14 - Igreja de São Tiago Menor, Santarém - 18h00min
Dia 15 - Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, Parque das Dunas - 19h30min

Projeto Semana do Gibi em Ipanguaçu!



A biblioteca infanto juvenil Prof. Maria Hilca de Alcantara , criou um projeto denominado Semana do Gibi , devido a uma doação de mais 500 gibis , com objetivo de promover o interesse pela leitura desde cedo. 
O projeto será desenvolvido durante todo o ano, sendo escolhida uma semana em cada mês para se intencificar as atividades. A princípio está voltado para os bairros da cidade, mas logo será expandido para a zona rural do município.

Missionários Como Paulina Jaricot

Pôr-do-Sol em Almeirim - PA

Querida Juventude Missionária, estamos nos aproximando de uma grande data para a Propagação da Fé. Celebraremos neste dia 09 de janeiro os 150 anos de morte da fundadora desta grande Obra Missionária da Igreja, Palina Jaricot.

Estou em experiência missionaria na Diocese de Santarém/PA. À 18 horas descendo o rio Amazonas na Paróquia de Almerim, aqui tive a oportunidade de internet e resolvi enviar a toda querida JM uma palavra de ânimo.

Aqui se percebe o quanto somos convidados a cultivar os dons de Paulina em nossa evangelização; ela que se preocupou com outros mais distantes. Aqui estamos cerca de 40 seminaristas de 14 estados do Brasil, padres e leigos juntamente com os lideres daqui da comunidade de Almeirim que deixaram Natal e ano novo com as famílias de sangue para aprender e ser Jesus que vai aos que estão mais longe de nossa comunidade.

Assim gostaria de incentivá-los a celebrar com alegria o dia 09 de janeiro. Usem a criatividade, celebrem Paulina com entusiasmo, as suas obras iniciada anos atras hoje é continuada por nós. Assim nos unimos a todos os jovens, famílias, idosos e enfermos missionários espalhados pelo mundo.

Obrigado Senhor por ter nos dado esta mulher que contribuiu com para que Jesus Cristo possa chegar nos rincões mais distantes do Brasil e do mundo.

Viva Paulina Jaricot, viva a Pontifícia Obra da Propagação da Fé!

Pe. Marcelo Gualberto
Secretário Nacional da Obra da Propagação da Fé
Almeirim/PA - 03/01/2012

O Melhor de 2011!!

Vamos lembrar de alguns dos vários momentos de Paixão Pela Missão nas terras Potiguares??

Grupos de IM e AM se espalham por todo o Estado! Paróquia dos Mártires de Cunhaú e Uruaçú - Natal

IAM e Catequese caminhan juntos! Paróquia de Santa Clara - Natal

ELMI's são realizados por vários grupos - Diocese de Mossoró

JM Participa das Assembléias Nacionais da POPF

Assessores e Coordenadores de JM unem forças - Natal

Mês Missionário é celebrado - Natal

IAM e JM se Articulam na Arquidiocese de Natal

EFAIAM se realiza na Diocese de Caicó

Grupos de JM surgem como frutos da IAM

3ª Encontro Estadual, ELJUMI 2 da Juventude Missionáira

IAM e JM se confraterniza no Encontrão da Unidade

Mais de 100 Jovens se encontram para tratar de Missão e Ecologia

IAM e JM é sinal de Pastoral de Conjunto - Abertura da CF 2011 , Nordeste II

IAM é motor para novas comunidades

Grupos de JM Comemoram Aniverssário

Visitas e Celebrações Missionárias durante todo o ano - Paróquia de São Franciso de Assis, Serrinha
Retiro de Espiritualidade da Juventude Missionáira

15 Anos da IAM em Ipanguaçu