Patronos da JMJ RIO 2013

Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Protetora da Igreja e das famílias

Biografia
No ano 1717, três pescadores, ao lançarem a sua rede para pescar nas águas do rio Paraíba, encontraram a imagem de Nossa Senhora da Conceição. Devido aos muitos milagres realizados e aumento da devoção foi proclamada padroeira do Brasil em 1930 e anos depois foi erguida, em sua homenagem, uma grande basílica que acolhe milhões de peregrinos todos os anos. A JMJ a invoca como Protetora da Igreja e das famílias!
Oração
Mãe de Deus e Senhora minha, rogai incessantemente por minha família que hoje consagro a vós! Amém.

 

São Sebastião

Soldado e mártir da fé
Biografia
Sebastião preferiu a fidelidade a Cristo a toda e qualquer honra civil e militar e, por esse motivo, foi expulso dos quadros do exército e morto na perseguição de Diocleciano no ano 300. Vemos destacar-se na vida do Santo a sua valentia e amor ao Senhor Jesus. A JMJ o invoca como Soldado e mártir da fé! 

Oração
Que vossa intercessão alcance-me a graça de obedecer mais a Deus do que aos homens, tornando-me um soldado de Cristo. Amém.
Santo Antônio de Santana Galvão

 Santo Antônio de Santana Galvão

Arauto da paz e da caridade
Biografia
Nasceu em Guaratinguetá em 1739. Da família com grandes recursos e possibilidades, renunciou a tudo e ingressou na ordem Franciscana. Pregador da paz e da caridade com palavras e obras, tornou-se modelo de entrega. Seus milagres começaram ainda em vida, distribuindo pílulas feitas por suas próprias mãos, que geravam grandes curas. O invocamos como arauto da paz e da caridade! 

Oração
Intercedei para que, a vosso exemplo, eu promova a paz e a caridade em todos os momentos de minha vida. Amém. 



Santa Teresa de Liseux

Padroeira das misões
Biografia
Santa Teresinha do Menino Jesus nasceu na França, em 1873. Aos 15 anos, entrou num Mosteiro Carmelita, lugar onde viveu com humildade, simplicidade sua plena confiança em Deus. Foi proclamada padroeira das missões em 1927, por seu profundo desejo de ser missionária e sua disposição de oferecer tudo pelo bem dos demais. A JMJ a invoca como Padroeira das missões! 

Oração
Concedei-me, por vossa intercessão, o ardor missionário para levar Jesus a todos os povos! Amém. 


Beato João Paulo II

Amigo dos jovens
Biografia
O Papa João Paulo II, o Grande, foi o criador da Jornada Mundial da Juventude em 1984. Considerado como o Papa dos jovens esforçou-se no diálogo com eles e convidou-os a reconhecer o seu lugar e missão dentro da Igreja. Seu pontificado foi duradouro e ajudou a conduzir os cristãos, tendo como base as inspirações do Concilio Vaticano II. Lutou até o último momento de sua vida compartilhando conosco sua felicidade de entregar-se totalmente a Cristo e à Virgem Maria. O invocamos como amigo dos Jovens! 

Oração
Confio-me a vossa intercessão a fim de viver sinceramente a amizade com Cristo e com os irmãos. Amém.

Haiti: 400 mil pessoas ainda moram em tendas


Um relatório das Nações Unidas publicado nesta quarta-feira, 3, revela que cerca de 400 mil vítimas do terremoto que abalou o Haiti, em janeiro de 2010, ainda vivem em tendas que estão cada vez mais deterioradas por causa da falta de recursos.
"Essas pessoas vivem em precárias condições de saúde e são vulneráveis a desastres naturais, diarreia aguda e cólera", ressalta o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. Segundo a Agência Fides, o relatório afirma que ainda devem ser removidos 30% dos 10 milhões de metros cúbicos de detritos derivados do terremoto.

Sobre a epidemia de cólera que surgiu em outubro de 2010, o documento destaca o número de 7.440 mortes e 581 mil infectados. O relatório sublinha que dos 5 milhões e 500 mil dólares prometidos na conferência de março de 2010, realizada na sede das Nações Unidas, foi enviado pouco menos da metade.

Dos 5 milhões e 780 mil dólares provenientes de doadores para a ajuda humanitária no período 2010-2012, apenas 10% foi apresentado ao Governo.

O relatório propõe a retirada de parte dos militares da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (Minustah).

fonte: http://www.pom.org.br/

Retiro Missionário da JM



Aconteceu o terceiro retiro de espiritualidade da Juventude Missionaria neste fim de semana, 29 e 30 de setembro, na Escola Estadual Tiradentes. O retiro visa preparar os grupos para as missões que acontecerão no mês de outubro na Arquidiocese de Natal.
Em consonância com a JMJ-Rio 2013, o tema do retiro foi “Ide e fazei discípulos entre as nações” (Mt 28,19) e foi recheado de momentos de oração e formação onde foram discutidos temas de como ser um servo do Senhor, formação e prática sobre a Leitura Orante da Bíblia além de momentos de orações pelos cinco continentes, do terço missionário e de um momento de auto avaliação das ações dos grupos da JM.
Todos os jovens no retiro receberam de presente o YouCat e saíram desse fim de semana de oração e reflexão com a confiança e consciência necessária para desempenhar sua missão de evangelizar o mundo.
Jovens Missionários, Sempre Solidários!

Dicas para juventude neste mês missionário.


Querida juventude do Brasil, extasiados com a realização do Seminário Nacional de Juventude e Missão que vivemos aqui em Brasília neste final de semana, 28, 29 e 30 de setembro, onde tivemos representação da juventude de todo nosso país bem como de uma grande parte das expressões juvenis e iniciando hoje o mês missionário com esta grande referência missionária para nossa juventude, Santa Terezinha do Menino Jesus, Patrona das missões universais gostaria de dar algumas dicas para um boa vivência deste mês missionário.

Como é vibrante ver a juventude entusiasmada em fazer da Igreja realmente a sua casa, casa de oração, casa de fraternidade, solidariedade e casa de missão, desinstalar-se, deixar nossas comodidades e sair ao encontro do outro, este Seminário Nacional nos levou a interrogar-nos, já sou missionário?  Se sim, quais as dificuldades neste processo de discipulado - missionário? Nada melhor que começarmos este mês de outubro com estas duas questões.

Nosso mês missionário está recheado de acontecimentos que só nos entusiasma na vivencia de nossa fé. Dia 11 abrindo a Ano da Fé celebraremos os cinquenta anos de abertura do Vaticano II e 20 anos de publicação do catecismo da Igreja Católica, bem como também teremos o sínodo dos bispos em Roma sobre a Nova Evangelização. Tudo isso nos leva a acreditar que a Igreja está confiante em uma reanimação missionária uma vez que esta sempre foi o fio de ouro na proposta de Jesus Cristo ao criar a Igreja.

O jovem deve aproveitar este mês e fortalecer sua leitura na palavra de Deus. Como seria interessante no decorrer de outubro fazer a leitura orante do livro dos Atos dos Apóstolos um verdadeiro itinerário da Igreja missionária nascente e também um itinerário aqueles batizados que são missionários, cada dia um trecho e no fim do mês poderá ver o quanto será rico espiritualmente.

O estudo do YouCat – Catecismo Jovem, neste mês missionário, talvez uma vez por semana, tirar um tempinho, isso o ajudará a conscientizar a sua fé, e iniciar bem a proposta do Ano da Fé de fazer uma reanimação e um reencantamento por aquilo que cremos. Conhecer para crer, crer para amar e amar para viver.

É preciso aproveitar este tempo forte missionário e ir treinando para as diversas oportunidades que teremos para sair de porta em porta e anunciar. Que tal uma vez por semana este mês sairmos com a nossa galera e fazer uma visita missionária a uma família carente, a um lugar sofredor, cadeia, lixão, favelas, etc. Com certeza assim vamos fazendo do que era extraordinário se tornar ordinário em nossa vida cristã. “Ai de mim se não evangelizar”.

A Virtudes são todos os hábitos constantes que levam o jovem para o bem, se assim nós o fizermos, visitas missionária semanais, estaremos sendo fiéis ao mandato de Cristo, porém não esqueçamos que não é só a nossa realidade que necessita, há um alto grito, um clamor incessante dos jovens que estão no globo terrestre, eles querem nossa ajuda.

Mas como ir até lá? A missão se faz com os joelhos de quem reza, com as mãos de quem trabalha e com os pés de quem parti além – fronteira, se você se encaixa naqueles que rezam não esqueça neste mês de oferecer suas orações diárias para os jovens missionários brasileiros espalhados pelo mundo.

Se você oferece suas mãos para a missão contribua concretamente com a coleta mundial para as missões a ser feita no penúltimo domingo de outubro, toda coleta do mundo nas missas do dia 21 de outubro é para as missões, é para ajudar os países pobres. Jovens sejam generosos, sejam solidários.

Se tem condições de pôr -se a caminho não hesite em responder sim ao chamado de Cristo que te envia: “Ide e fazei discípulos todos os povos”. Jesus quer que todos ouçam a sua palavra de vida, palavra que liberta e que salva. Como ouvirão se não há quem pregue? Como pregar se ninguém se dispõem a ir? Como crerão Naquele de quem nas ouviram? Não tenhamos medo de dizer SIM, “Eis-me aqui envia-me”.

Portanto, jovens, sejam missionários, aí deixo algumas dicas para ajudar-lhes a viver com entusiasmo o seu batismo neste Mês Missionário.

Não esqueçam: Ano que vem Semana Missionária e JMJ Rio 2013 e em 2014 II Seminário Nacional de Juventude e Missão só que será na Amazônia, onde teremos uma grande Missão Jovem Nacional com os participantes deste primeiro seminário e outros jovens interessados. Preparem-se!

Pe. Marcelo Gualberto Monteiro
Secretário Nacional da Propagação da Fé
POM – Brasil

VATICANO - Um mês de outubro particularmente rico de eventos missionários



A festa de Santa Teresa do Menino Jesus (1873-1897), proclamada em 1927 Padroeira das Missões com S. Francisco Xavier, marca em 1o de outubro o início do Outubro Missionário, que culmina com a celebração do Dia Mundial das Missões, no penúltimo domingo do mês, este ano em 21 de outubro. Em algumas nações, o Dia é celebrado em outro domingo por motivos pastorais. Em todo o mundo, a Igreja Católica celebra outubro como Mês das Missões, utilizando os inúmeros subsídios que as Direções nacionais das Pontifícias Obras Missionárias preparam para recordar o dever de todo batizado de colaborar para a missão universal da Igreja com a oração e com a ajuda econômica. Outubro foi escolhido como mês missionário para recordar o descobrimento do continente americano, que abriu uma nova página na história da evangelização.

O mês de outubro de 2012 se enriquece de alguns eventos eclesiais especialmente ligados ao tema missionário. Domingo, 7 de outubro, o Santo Padre Bento XVI abrirá em S. Pedro a XIII Assembleia geral ordinária do Sínodo dos Bispos dedicada à "Nova Evangelização para a transmissão da fé cristã". Na mesma circunstância, proclamará "Doutores da Igreja" São João de Ávila e Santa Hildegard de Bingen. Como escrito no Prefácio do Instrumentum laboris do Sínodo, "é preciso buscar novos métodos e novas formas expressivas para transmitir ao homem contemporâneo a perene verdade de Jesus Cristo, sempre novo, fonte de toda novidade... O renovado dinamismo das comunidades cristãs dará um novo impulso também à atividade missionária (missão ad gentes), hoje mais urgente do que nunca, atendendo ao elevado número de pessoas que não conhecem Jesus Cristo não só em terras longínquas, mas também nos Países de antiga evangelização".

Quinta-feira, 11 de outubro, se abrirá o Ano da Fé, nos 50 anos da abertura do Concílio Ecumênico Vaticano II. O Santo Padre Bento XVI no Motu proprio "Porta fidei", com o qual convocou o Ano da Fé, evidencia que "Com o seu amor, Jesus Cristo atrai a Si os homens de cada geração: em todo o tempo, Ele convoca a Igreja confiando-lhe o anúncio do Evangelho, com um mandato que é sempre novo. Por isso, também hoje é necessário um empenho eclesial mais convicto a favor duma nova evangelização, para descobrir de novo a alegria de crer e reencontrar o entusiasmo de comunicar a fé. Na descoberta diária do seu amor, ganha força e vigor o compromisso missionário dos crentes, que jamais pode faltar" (n.7).

Por ocasião do Ano da Fé, a Congregação para a Evangelização dos Povos e as Pontifícias Obras Missionárias lançam uma campanha mundial de oração para, através da reza do Terço, apoiar a obra de evangelização do mundo e o redescobrimento e o aprofundamento da fé por parte dos batizados.

Domingo, 21 de outubro, se celebrará o Dia Mundial das Missões. "Também hoje a missão ad gentes deve ser o horizonte constante e o paradigma de toda a atividade eclesial, porque a própria identidade da Igreja é constituída pela fé no Mistério de Deus, que se revelou em Cristo para nos dar a salvação, e pela missão de O testemunhar e anunciar ao mundo até ao seu regresso". (Bento XVI, Mensagem para o Dia Mundial das Missões 2012).

No Dia Missionário, o Papa canonizará seis Beatos, mártires e confessores da fé, entre os quais alguns missionários: Jacques Barthieu, sacerdote jesuíta, mártir missionário em Madagascar (1896); Pietro Calungsod, leigo, catequista, mártir nas Filipinas (1672); Madre Marianne (Barbara Cope) testemunha da fé no leprosário de Molokai (1918).

FONTE: Agência Fides - 29/09/2012

1° de Outubro - Santa Teresinha do Menino Jesus



A vida da Santa Teresinha do Menino Jesus marca na História da Igreja uma nova forma de entregar-se à religiosidade. No lugar do medo do "Deus duro e vingador", ela coloca o amor puro e total a Jesus, amor puro, infantil e total, como deixaria registrado nos livros "Infância Espiritual" e "História de uma alma".


Teresinha na França, em 02 de janeiro de 1873. Foi batizada com o nome de Maria Francisca. Nasceu numa família muito religiosa. Aos quinze anos conseguiu permissão para entrar no o Carmelo, em Lisieux, concedida especial e pessoalmente pelo Papa Leão XIII.

Sua obra não frutificou pela ação evangelizadora ou atividade caritativa, mas sim em oração, sacrifícios, provações, penitências e imolações, santificando o seu cotidiano enquanto carmelita.

Teresinha teve seus últimos anos consumidos pela terrível tuberculose que, no entanto, não venceu sua paciência com os desígnios do Supremo. Morreu em primeiro de outubro de 1897 com vinte e quatro anos, depois de prometer uma chuva de rosas sobre a Terra quando expirasse. Essa chuva ainda cai sobre nós, em forma de uma quantidade incalculável de graças e milagres alcançados através de sua intervenção em favor de seus devotos.

O papa Pio XI a chamou de "Padroeira especial de todos os missionários, homens e mulheres, e das missões existentes em todo o universo”.

Reflexão
A vida de Santa Teresinha do Menino Jesus expressa, de um lado, uma meiguice, uma candidez, um respeito à natureza e às pessoas que a cercavam, mas, por outro lado, fica explícito que a mesma tinha uma têmpera, uma força interior. Santa Terezinha do Menino Jesus veio para demonstrar que o lugar comum: ponto de ônibus, a queixa de um parente, os desencontros no ambiente profissional, tudo isto podem ser transformados em momentos alegres para Deus.

Oração
Santa Teresinha, a vós recorremos em nossas trevas. Alcançai para nós, para a nossa pátria, as luzes do Divino Espírito Santo, para que todo o nosso íntimo seja luz e claridade, para que recebamos sempre os raios benéficos e esplêndidos de quem se apresentava ao mundo como a Luz celeste. Amém.