Começa a articulação das Famílias Missionárias no Brasil


Formar uma consciência católica nos fiéis, capaz de conjugar uma docilidade plena no espírito, com a ação apostólica aberta à mundialidade. Concorre também para a preparação de animadores para uma participação adequada delas na missão universal”. Este é o objetivo central da Pontifícia Obra da Propagação da Fé que tem em uma de suas ações, a Família Missionária, a promoção da consciência da missão universal nas famílias, como Igreja doméstica, despertando vocações missionárias comprometidas com o anúncio do Evangelho e a favor da vida.

Foi a partir destes objetivos que a Propagação da Fé deu início à articulação das Famílias Missionárias no Brasil. Um grupo de oito casais se reuniu na sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM) em Brasília, no fim de semana, dias 21 e 22, para fortalecer as famílias missionárias a viver em estado permanente de missão na ternura do amor cristão, além de discutir outros objetivos específicos da ação, tais como realização de encontros das famílias missionárias para a escuta, reflexão e partilha da vida; desenvolvimento de atividades de formação e animação missionária com as famílias; despertar a vocação missionária além-fronteiras e ad gentes nas famílias.

Durante o primeiro encontro nacional os casais, juntamente com o secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, padre Marcelo Gualberto, a partir dos objetivos da Obra, definiram o tema da atividade no Brasil, “Famílias Missionárias: Fonte de Vida e Comunhão”; o lema, “Famílias em missão, vidas em doação”; o símbolo, a Sagrada Família Peregrina (Mt 2, 13-15, 19-22), bem como a metodologia de trabalho com as famílias que será pautada na Vivência Familiar; formação, visitas e celebrações missionárias, tendo sempre a presença da figura do casal animador e do casal assessor.

Padre Marcelo explica como deve ser desenvolvida essa metodologia: “Na vivência familiar, cada família missionária se comprometerá com as propostas da Pontifícia Obra da Propagação da Fé; formar grupos de até sete casais, sendo que as reuniões devem acontecer uma vez ao mês na casa de alguma família do grupo; já as vistas missionárias acontecerão no decorrer do mês de acordo com a realidade local, buscando a integração com as demais pastorais, movimentos e organismos presentes na comunidade e, por fim, o casal animador será escolhido entre as famílias do grupo para que possam animar as reuniões e dividir tarefas e o casal assessor ajudará o grupo a viver a metodologia e o carisma específico das famílias missionárias”.

Agora, a equipe nacional deverá elaborar um subsídio para orientar os grupos de famílias missionárias na animação missionária a partir de três eixos: o interior das famílias, a família no espaço geográfico e família além-fronteiras. Para isso, cada casal levou para casa uma tarefa que deverá ser trazida no próximo encontro, marcado para os dias 3 a 5 de agosto, para possíveis alterações ou correções. Neste encontro serão fechadas todas as decisões tomadas na primeira reunião. Segundo Gualberto, as famílias já se reúnem no Brasil, mas ainda não há material para subsidiá-los. “É uma atividade que nasce na base e da necessidade de continuação; assim, nós queremos apoiar e ajudar para que nossas famílias sejam cada vez mais missionárias”, completou o secretário.

FONTE: POM - www.pom.org.br

Rifas de Páscoa da JM!

Entre os meses de março e abril os grupos de JM da capital estiveram rifando um ovo de chocolate Diamante Negro Nº 20 + 1 Pen Drive de 4Gb em prol da realização do EJM 2012.

Após a realização do sorteio, a ganhadora da Rifa de Páscoa da JM foi Maria das Graças L. M. (telefone: xxxx-3206), do bairro Santarém. E a jovem missionária que vendeu mais rifas e ganhará um presente especial da Coordenação Estadual da Juventude Missionária foi Natany Bruna, da JM Nossa Senhora de Fátima.

Parabéns aos ganhadores e muito obrigado a todos que nos ajudaram!
Jovens Missionários, Sempre Solidários!

JM de Natal agora tem mais um grupo!


No último domingo (15) os grupos de JM da capital se reuniram para acolher mais um grupo de Juventude Missionária: o JMC (Jovens Mensageiros de Cristo). O encontro de acolhimento foi bastante animado, com várias dinâmicas, músicas e relato de experiências dos grupos da JM de Natal. Além disso os integrantes do grupo puderam conhecer mais sobre a JM: seu carisma, identidade, metodologia e padroeiros. Ao fim do encontro foi perguntado aos jovens se eles, a partir daquele momento, desejariam ser um grupo de Juventude Missionária e todos puderam escutar um grandioso SIM dos membros do grupo.
A JM Jovens Mensageiros de Cristo já desenvolvia trabalhos missionários no seu bairro, o Parque Floresta. A comunidade, apesar de bastante nova (os grupos de JM da Capital fizeram missão no bairro em 2010 durante sua implantação), conta com grande participação dos jovens, que hoje atuam praticamente em todas as pastorais presentes na comunidade.

Encontro de Aprofundamento para Assessores da IAM


Com grande alegria anunciamos que nos próximos 04, 05 e 06 de maio teremos, em Caicó/RN, um Encontro de Aprofundamento para Assessores da IAM (antigo EFAIAM II) para a Província Eclesiástica do RN (Arquidiocese de Natal, Diocese de Mossoró e Diocese de Caicó). A taxa de inscrição é de R$60,00.

Contamos com a oração e participação de todos!
De todas as crianças do mundo, sempre amigos/as!

1º Encontro da IAM do Santarém, em Natal


No último sábado (14) a capela de São Tiago Menor, na Paróquia de Sant'Ana em Natal retomou os encontros da Infância e Adolescência Missionária. Após a reimplantação da IAM na paróquia no mês passado, este foi o primeiro encontro com as crianças no bairro do Santarém, zona norte da capital do RN.

De todas as crianças do mundo: sempre amigos!

Alteração de data do EJM 2012


Comunicamos a todos que por motivo de força maior o EJM 2012 teve sua data de realização alterada para o dia 29/04/2012, o domingo seguinte ao que iria ser realizado. Pedimos desculpas pelo trastorno e contamos com a compreensão de todos. Dessa forma teremos uma semana a mais de expectativa e preparação para o grande encontro da Juventude Missionária do Rio Grande do Norte.

Espero todos vocês no EJM,
Ibnny Afonso, Coordenador Estadual da JM/RN.

ELMI em Barcelona/RN


Sábado (31/03) foi realizado um ELMI na cidade de Barcelona/RN. O encontro reuniu assessores e coordenadores da Infância e Adolescência Missionária - IAM de toda a região. E contou com grande participação das crianças da IAM, que ornamentaram o espaço, fizeram a acolhida e ainda contribuíram durante todo o ELMI. Foi gratificante ver como os grupos da IAM de Barcelona estão dispostos para a Missão e como as crianças de lá possuem o papel de protagonistas neste desafio de evangelizar! 


De todas as crianças do mundo, sempre amigos!